Uma contribuição de
estudos que estou fazendo no Mestrado em Educação - disciplina de
Neurociências na Educação - sobre a importância de trabalhar
MÚSICA, DANÇA, TEATRO, AUDIOVISUAL, JOGOS na escola.
Através de atividades
prazerosas e desafiadoras o "disparo" entre as células
neurais acontece mais facilmente: as sinapses se fortalecem e redes
neurais se estabelecem com mais facilidade e que aulas dinâmicas,
divertidas, ricas em conteúdo visual e concreto, onde o aluno não é
um mero observador, passivo e distante, mas sim, participante,
questionador e ativo nessa construção do seu próprio
saber, o deixam "literalmente ligado", plugado,
antenado.
E qua inteligência musical proposto por Gardner pode
ser desenvolvida na escola, criando um ambiente musical (a juventude
adora música e precisamos estimular esse gosto musical e a
inteligência musical, criando oportunidade para que os nossos
estudantes posam cantar e aprender a tocar instrumentos música e
teoria musical.
A escola pode criar um
ambiente de motivação para os alunos que sejam o disparo para
desenvolver as outras inteligências (lógico-matemática, linguagem,
etc). Vejam as Teorias para as
Inteligências de
Gardener que estudei nos anos 90.
E arte, música, dança,
audiovisual, etc, devem ser estratégias para o processo de ensino e
aprendizagem. E esses processos, desencadeiam, consequentemente
alterações na qualidade e quantidade de conexões sinápticas,
afetando o funcionamento do cérebro, o pode desencadear um processo
mais rápido para aprendizagem em outras áreas
do conhecimento. Por exemplo, as pesquisas indicam que é
valioso e importante articular a música, os jogos em atividades
escolares porque trabalham simultaneamente: o auditivo, o visual e o
sistema tátil porque a música possibilita desenvolver uma
infinidade de competências na área de matemática e linguagens
através das dramatizações.
Eis alguns dados:
A música: parece que
certas estruturas do córtex auditivo respondem apenas aos tons
musicais.
A dança: uma parte do
cérebro e da maior parte do cerebelo são dedicados a iniciar e a
coordenação de todas os
movimentos desde uma corrida veloz à oscilação dos braços.
O teatro: certas áreas
especializadas do cérebro estão concentrados nas aquisição da
linguagem falada e recurso ao sistema límbico para fornecer o
componente emocional.
Artes visuais: o sistema
de processamento óptico interno pode se lembrar de coisas tão
facilmente quanto criar fantasias reais.” (SOUSA, 2002, p. 220)
“A aprendizagem de
artes melhora a qualidade da experiência humana ao longo da vida de
uma pessoa.” (SOUSA, 2002, p. 221)
Por fim, como a minha
formação é humana, musical, política, ambiental e social, sou
extremamente crítico com a escola que objetiva preparar estudantes
para o mercado de trabalho. E constato hoje que a crise é planetária
e humana (a própria existência humana no planeta com o seu modelo
de produção e de consumo).
Temos uma sociedade de
consumidores, menos de cidadãos e isso se reverbera para a crise que
vivemos (padronizando jovens segundo o aperfeiçoamento racional,
engessando-os segundo os interesses do mercado, sem considerar a
própria condição humana, os limites da natureza e seus processo
ecológicos e sem considerar, também, as potencialidades ecológicas
e as inteligências humanas para ser melhor, um ser espiritual e em
harmonia com todas as formas de vida planetária.
Será que na modalidade a
distância onde temos a tecnologia como parceira pode ter um fator a
mais para atrair a atenção dos alunos?
Bem, tenho pensado que
mais do que tecnologia ou recursos tecnológicos, precisamos
investir em formação de
professores para ressignificação da ação docente. O problema da
educaçaõ vai muito além da tecnologia, o que está em discussão
nesse momento é como o aluno aprende e como se pode desenvolver um
ensino centrado no aluno como foco na aprendizagem.
Tenho questionado sobre o
“não querer” do ano nas atividades escolares, mas por que os
alunos gostam das aulas de educação física? Por que os alunos
gostam das aulas de dança e artes? Por que os alunos gostam de
produzir audiovisuais? Por que os alunos gostam de esportes, cultura
e de participar de eventos ambientais, culturais, gincanas, etc?
Nenhum comentário:
Postar um comentário