domingo, 15 de janeiro de 2017

Qual a importância de se trabalhar artes como currículo na escola?



Uma contribuição de estudos que estou fazendo no Mestrado em Educação - disciplina de Neurociências na Educação - sobre a importância de trabalhar MÚSICA, DANÇA, TEATRO, AUDIOVISUAL, JOGOS na escola.

Através de atividades prazerosas e desafiadoras o "disparo" entre as células neurais acontece mais facilmente: as sinapses se fortalecem e redes neurais se estabelecem com mais facilidade e que aulas dinâmicas, divertidas, ricas em conteúdo visual e concreto, onde o aluno não é um mero observador, passivo e distante, mas sim, participante, questionador e ativo nessa construção do seu próprio saber, o deixam "literalmente ligado", plugado, antenado. 


E qua inteligência musical proposto por Gardner pode ser desenvolvida na escola, criando um ambiente musical (a juventude adora música e precisamos estimular esse gosto musical e a inteligência musical, criando oportunidade para que os nossos estudantes posam cantar e aprender a tocar instrumentos música e teoria musical.

A escola pode criar um ambiente de motivação para os alunos que sejam o disparo para desenvolver as outras inteligências (lógico-matemática, linguagem, etc). Vejam as Teorias para as
Inteligências de Gardener que estudei nos anos 90.
E arte, música, dança, audiovisual, etc, devem ser estratégias para o processo de ensino e aprendizagem. E esses processos, desencadeiam, consequentemente alterações na qualidade e quantidade de conexões sinápticas, afetando o funcionamento do cérebro, o pode desencadear um processo mais rápido para aprendizagem em outras áreas do conhecimento. Por exemplo, as pesquisas indicam que é valioso e importante articular a música, os jogos em atividades escolares porque trabalham simultaneamente: o auditivo, o visual e o sistema tátil porque a música possibilita desenvolver uma infinidade de competências na área de matemática e linguagens através das dramatizações.
Eis alguns dados:
A música: parece que certas estruturas do córtex auditivo respondem apenas aos tons
musicais.
A dança: uma parte do cérebro e da maior parte do cerebelo são dedicados a iniciar e a
coordenação de todas os movimentos desde uma corrida veloz à oscilação dos braços.
O teatro: certas áreas especializadas do cérebro estão concentrados nas aquisição da linguagem falada e recurso ao sistema límbico para fornecer o componente emocional.
Artes visuais: o sistema de processamento óptico interno pode se lembrar de coisas tão facilmente quanto criar fantasias reais.” (SOUSA, 2002, p. 220)
“A aprendizagem de artes melhora a qualidade da experiência humana ao longo da vida de uma pessoa.” (SOUSA, 2002, p. 221)
Por fim, como a minha formação é humana, musical, política, ambiental e social, sou extremamente crítico com a escola que objetiva preparar estudantes para o mercado de trabalho. E constato hoje que a crise é planetária e humana (a própria existência humana no planeta com o seu modelo de produção e de consumo).
Temos uma sociedade de consumidores, menos de cidadãos e isso se reverbera para a crise que vivemos (padronizando jovens segundo o aperfeiçoamento racional, engessando-os segundo os interesses do mercado, sem considerar a própria condição humana, os limites da natureza e seus processo ecológicos e sem considerar, também, as potencialidades ecológicas e as inteligências humanas para ser melhor, um ser espiritual e em harmonia com todas as formas de vida planetária.

Será que na modalidade a distância onde temos a tecnologia como parceira pode ter um fator a mais para atrair a atenção dos alunos?

Bem, tenho pensado que mais do que tecnologia ou recursos tecnológicos, precisamos
investir em formação de professores para ressignificação da ação docente. O problema da educaçaõ vai muito além da tecnologia, o que está em discussão nesse momento é como o aluno aprende e como se pode desenvolver um ensino centrado no aluno como foco na aprendizagem.

Tenho questionado sobre o “não querer” do ano nas atividades escolares, mas por que os alunos gostam das aulas de educação física? Por que os alunos gostam das aulas de dança e artes? Por que os alunos gostam de produzir audiovisuais? Por que os alunos gostam de esportes, cultura e de participar de eventos ambientais, culturais, gincanas, etc?

Nenhum comentário:

Postar um comentário