domingo, 15 de janeiro de 2017

E que é a Educação Ambiental que nos interessa e que interessa a essa Juventude?




E quando falamos de Educação Ambiental, falamos de espiritualidade humana, um novo ser em gestação, com mudanças primeiras em nível intrapsicológico (de dentro para fora, alterando comportamentos a partir de conexões sinápticas. E depois em nível extrapsicológico ( dela para outras e entre pessoas - interação e mudança entre pessoas e com pessoas, alterando comportamentos e atitudes nas pessoas).


Ou seja, a Educação Ambiental começa de dentro para a fora, no nível individual e depois para o social. E a característica fundamental da Educação Ambiental está no objeto de estudo – o Meio Ambiente - considerando-se seus aspectos físicos, químicos e biológicos, incorporando, também toda uma rede de relações socioeconômicas, culturais, espirituais, políticas, ecológicas e estéticas.
 
O projeto para a a educação ambiental para construção de escolas sustentáveis devem possibilitar: A compreensão dos problemas do mundo contemporâneo relacionados com o ambiente; criação de uma visão geral que reconheça a interdependência entre o ambiente natural e construído; proteção do meio ambiente; divulgação de conhecimentos técnicos; inserção no mundo do trabalho; desenvolvimento da solidariedade; senso de responsabilidade .

Por isso, que a Educação Ambiental é um Processo de formação e informação orientado para a construção de uma consciência crítica sobre as relações históricas entre Sociedade e Natureza, capaz de promover o desenvolvimento de hábitos, atitudes e valores necessários à preservação e conservação do equilíbrio ambiental.

E a escola deverá considerar e aplicar um enfoque interdisciplinar, aproveitando o conteúdo específico de cada área, de modo que se consiga uma perspectiva global da questão ambiental. Estabelecer para os alunos do ensino fundamental e médio uma relação entre a sensibilização ao meio ambiente, a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes, para resolver problemas e clarificação de valores, procurando, principalmente, sensibilizar os mais jovens para os problemas ambientais existentes na sua própria comunidade;

Também a educação ambiental deve ressaltar a complexidade dos problemas ambientais e, em consequência, a necessidade de desenvolver o sentido crítico e as atitudes necessárias para resolvê-los.

Nesse sentido, a Educação Ambiental é um processo de reconhecimento de valores e clarificação de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meio biofísicos. (Conferência Intergovernamental de Tbilisi 1977) .

A educação ambiental na Lei 9795/1999 é entendida por processos por meio dos quais os indivíduos e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
A Educação ambiental toma a ecologia como pretexto para trabalhar a integridade humana. O simples fato de aprender a economizar, reciclar, compartilhar, complementar, preservar e aceitar a diferença pode representar uma revolução no contexto social.

Somos todos professores e alunos diante da tarefa de reaprender estes valores com um sabor existencial profundo que reune natureza e cultura como expressões humanas indissociáveis e em busca de uma sustentabilidade socioambiental entendendo que?

A educação ambiental é uma forma de: Educar para pensar globalmente Educar os sentimentos
Ensinar a identidade terrena formar a consciência planetária Educar para a compreensão de Educar para simplicidade; Missão antropológica do milênio Humanizar a humanidade Reconhecer terra como pátria Obedecer à vida e guiar a vida Respeitar a diversidade e a identidade Desenvolver a ética da solidariedade.
 
Assumir o destino humano em suas antinomias e plenitude ( Edgar Morin)

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