E quando falamos de
Educação Ambiental, falamos de espiritualidade humana, um novo ser
em gestação, com mudanças primeiras em nível intrapsicológico
(de dentro para fora, alterando comportamentos a partir
de conexões sinápticas. E depois em nível extrapsicológico ( dela
para outras e entre pessoas - interação e mudança entre pessoas e
com pessoas, alterando comportamentos e atitudes nas pessoas).
Ou seja, a Educação
Ambiental começa de dentro para a fora, no nível individual e
depois para o social. E a característica fundamental da Educação
Ambiental está no objeto de estudo – o Meio Ambiente -
considerando-se seus aspectos físicos, químicos e biológicos,
incorporando, também toda uma rede de relações socioeconômicas,
culturais, espirituais, políticas, ecológicas e estéticas.
O projeto para a a
educação ambiental para construção de escolas sustentáveis devem
possibilitar: A compreensão dos problemas do mundo contemporâneo
relacionados com o ambiente; criação de uma visão geral que
reconheça a interdependência entre o ambiente natural e construído;
proteção do meio ambiente; divulgação de conhecimentos técnicos;
inserção no mundo do trabalho; desenvolvimento da solidariedade;
senso de responsabilidade .
Por isso, que a Educação
Ambiental é um Processo de formação e informação orientado para
a construção de uma consciência crítica sobre as relações
históricas entre Sociedade e Natureza, capaz de promover o
desenvolvimento de hábitos, atitudes e valores necessários à
preservação e conservação do equilíbrio ambiental.
E a escola deverá
considerar e aplicar um enfoque interdisciplinar, aproveitando o
conteúdo específico de cada área, de modo que se consiga uma
perspectiva global da questão ambiental. Estabelecer para os alunos
do ensino fundamental e médio uma relação entre a sensibilização
ao meio ambiente, a aquisição de conhecimentos, habilidades e
atitudes, para resolver problemas e clarificação de valores,
procurando, principalmente, sensibilizar os mais jovens para os
problemas ambientais existentes na sua própria comunidade;
Também a educação
ambiental deve ressaltar a complexidade dos problemas ambientais e,
em consequência, a necessidade de desenvolver o sentido crítico e
as atitudes necessárias para resolvê-los.
Nesse sentido, a Educação
Ambiental é um processo de reconhecimento de valores e clarificação
de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e
modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e
apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e
seus meio biofísicos. (Conferência Intergovernamental de Tbilisi
1977) .
A educação ambiental na
Lei 9795/1999 é entendida por processos por meio dos quais os
indivíduos e a coletividade constroem valores sociais,
conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a
conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial
à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
A Educação ambiental
toma a ecologia como pretexto para trabalhar a integridade humana. O simples fato de
aprender a economizar, reciclar, compartilhar, complementar,
preservar e aceitar a diferença pode representar uma revolução no
contexto social.
Somos todos professores e
alunos diante da tarefa de reaprender estes valores com um sabor
existencial profundo que reune natureza e cultura como expressões
humanas indissociáveis e em busca de uma sustentabilidade
socioambiental entendendo que?
A educação ambiental é
uma forma de: Educar para pensar globalmente Educar os sentimentos
Ensinar a identidade
terrena formar a consciência planetária Educar para a compreensão de Educar para simplicidade;
Missão antropológica do milênio Humanizar a humanidade Reconhecer
terra como pátria Obedecer à vida e guiar a vida Respeitar a diversidade e
a identidade Desenvolver a ética da solidariedade.
Assumir o destino humano
em suas antinomias e plenitude ( Edgar Morin)
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