Somos uma Aldeia
Global apenas quando falamos de REDES e ECONOMIA
INFORMACIONAL (a China não está ali, mas aqui) porque os muros
estão se fechando. O resultado do Brexit no Reino Unido é apenas a
ponta do iceberg do que está para acontecer: a implosão dos blocos
econômicos e própria globalização como instrumento de controle
dos mercados. Ninguém sabe o que está por surgir, mas duas questões
me chamam a atenção para o uso da internet e suas redes sociais:
Primeiro que a nossa
geração é a responsável pela propagação do bom uso da internet.
Eu devo concordar com a afirmação, mas ainda estamos distante dessa
responsabilidade porque entendo que a mídia velha está adentrando
na internet com os seus modelos de propagação de conteúdo e
entretenimento. Perde-se muito tempo com entretenimento e a qualidade
do acesso de nossa gente, principalmente de estudantes, precisa ser
melhorado.
Segundo, que o ensino
como novas novas tecnologias somente é válido com a necessária
preparação do professor. Veja aí a real dimensão dos professores
nesse início de século: mediar o processo de ensino em rede para
que o aluno transforme informação em conhecimento e aprenda três
dimensões importantes no aprendizado (aluno ciente e consciente):
que é aprender a fazer pesquisa; segundo, aprender a fazer
comunicação e terceiro e mais importante, colocar-se também na
condição de autor, produtor e disseminador de conhecimento em rede.
Percebe-se, portanto, a
importância crucial do professor muito mais do que em qualquer outra
época de nossa existência quando a responsabilidade aumenta na
orientação e no feedback ao aluno em uma aprendizagem mais
significativa e cooperativa em rede.
Penso que o envolvimento
entre aluno e professor é condição importante para o sucesso da
aprendizagem e isso independe se é presencial ou a distância.
Lembrando de uma citação de Confúcio: conte-me e eu esqueço.
Mostre-me e eu apenas me lembro. Envolva-me e eu compreendo E tempo
depois Benjamin Franklin fez uma releitura: diga-me eu esquecerei,
ensina-me e eu poderei lembrar, envolva-me e eu aprenderei.
Com as novas tecnologias
na educação e novas formas de ensinar os conceitos de
"presencialidade e a a distância" não estão sendo
ressignificados? E penso que a relação física está relacionada
com trocas, com envolvimento, com sentimentos, com espiritualidade,
com compreensão, com presencialidade, preocupação,
responsabilidade e compromisso com a aprendizagem do aluno. E isso, a
priori, não é diferente nem em ensino presencial e nem a distância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário