domingo, 15 de janeiro de 2017

Por que escolhi estudar através da EaD?



Colegas, quando escolho estudar e trabalhar em EaD penso em algumas questões importantes: flexibilidade tempo, de espaço e controle dos meus estudos em minhas mãos. Não suporto mais esquentar cadeiras em escolas e universidades. E principalmente a organização do tempo entre trabalho e estudo.
 
E concordando com Joye e Young (2014) o planejamento em EaD é primordial para establecer objetivos e prioridades; gerenciar estudos; calcular e organizar o tempo de estudo; avaliar condições e ralizações das atividades; criar as condições físicas, emocionais para oportunizar o desejo do aluno para os estudos de um lado, de outro a responsabilidade do tutor nesse processo relacional e afetivo entre aluno e tutor; e o processo de autoavaliação da aprendizagem.
E os benefícios dessa modalidade no cenário atual da Sociedade são enormes e importantes como:
  • A oferta de vagas e a inclusão de mais estudantes dentro das universidades e escolas federais
  • possibilidade da profissionalização e qualificação do profissional . Qaundo a acesso à escola melhora, melhora o país e qualidade da própria sociedade. No Brasil, a “fome de barriga” tem como uma das causas a “fome de cabeça”. Como incluir pessoas no mundo do trabalho sem a qualificação profissional?
  • O Brasil tem proporções continentais e de muitos desafios na educação como o acesso, a permanência e o sucesso de alunos nos sistema de ensino. E por isso a EaD tem função estratégica de cobrir a oferta em todo o território nacional, ofertando cursos profissionais com qualidade e de acordo com as características locais.
Como vantagens a EaD oportuniza e orienta que o aluno desenvolva a autodisciplina, a gestão do seu tempo, a autonomia para planejar e organizar os estudos online e ofline a a partir da construção de uma agenda de estudos.
Os ambientes de aprendizagem em EaD oferecem ainda calendário das atividades semanais e a orientação para que o aluno na navegação e ambientação dos ambientes virtuais de aprendizagem.
A EaD, em alguns cursos, possibilita que o auto procure fazer autovaliação de sua aprendizagem e desenvolva todas as leituras recomendadas na biblioteca online.
De acordo com as leituras do material proposto nesse curso, o modelo de EaD do IFCE objetiva ao aluno a autonomia e a autodisciplina para ter controle na aprendizagem (escolher o momento, o lugar e o ritmo de aprendizagem de acordo com o cronograma da disciplina, ou seja, a flexibidade de acesso ao AVA é vantagem essencial em EaD).
Outra vantagem importante é a proposta de metodologia colaborativa de aprendizagem e que objetiva a aprendizagem colaborativa e autômada em AVAs. A ideia principal é que os alunos aprendam pelo diálogo em mediação pedagógica pelo professor.
A desvantagem talvez é que tutores e alunos possam não estar preparados e abertos para as possibilidades que a EaD e seus Ambientes Virtuais de Aprendizagem oferecem e isso favore a alta evasão.
Alunos e tutores precisam assumir os seus papeis de sujeitos de expressar sentimentos, desejos, intenções e sentimentos em uma relação mais afetiva de respeito e cumplicidade. E para isso, é preciso que se valorize todas as contribuições que os alunos trazem de suas experiências de vida e que a partir da mediação pedagógica os alunos vão “apurando esses conhecimentos, essas experiências” com as leituras e pesquisas a partir do planejamento dos conteúdos de cada módulo proposto.
O importante é entender que todos são autores em um trabalho cooperativa de aprendizagem e onde se pretende realizar um trabalho solidário e integrador entre tutor e alunos e alunos e alunos.
E a característica mais importante em EaD é a autonomia do aluno para aprender de acordo com a sua flexibilidade e gerenciamento de seu tempo.
Entende-se autonomia como a capacidade de se autogovernar e com capacidade para gerenciar os seus atos para aprender a aprender, avaliando e refletindo sobre a aprendizagem e ferramentas virtuais utilizadas para aprender.
No entanto, a importância do tutor capaz de mediar esses processos de ensino a distância é imprescindível no sucesso da EaD porque precisa assumir a responsabilidade de liderar uma proposta de educação inovadora que estimule o desejo do aluno de se organizar e ser mais responsável na resolução das atividades propostas.
O professor não pode deixar o aluno se sentir solitário porque precisa ajudar o aluno a consolidar seu projeto de vida na realização de cursos a distância. Autonomia em EaD não é autodidatismo porque não existe ensino espontâneo e nem “voluntarismo”.
Outra questão importante como desvantagem é que alguns alunos podem se apropriar de coisas indevidas, sem dá as devidas referências. Se a internet e suas ferramentas oportunizam grandes possibilidades para a pesquisa e autoria, por outro lado permitem um trabalho que carece de autoria e referência bibliográfica em textos e imagens, o que demanda cuidado do tutor e coordenação.

JOYE, Cassandra Ribeiro Joye; YOUNG Regina Santos.Ambientação em Educação a Distância. Fortaleza: EaD/IFCE. 2014.

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