Colegas, quando escolho
estudar e trabalhar em EaD penso em algumas questões importantes:
flexibilidade tempo, de espaço e controle dos meus estudos em minhas
mãos. Não suporto mais esquentar cadeiras em escolas e
universidades. E principalmente a organização do tempo entre
trabalho e estudo.
E concordando com Joye e
Young (2014) o planejamento em EaD é primordial para establecer
objetivos e prioridades; gerenciar estudos; calcular e organizar o
tempo de estudo; avaliar condições e ralizações das atividades;
criar as condições físicas, emocionais para oportunizar o desejo
do aluno para os estudos de um lado, de outro a responsabilidade do
tutor nesse processo relacional e afetivo entre aluno e tutor; e o
processo de autoavaliação da aprendizagem.
E os benefícios dessa
modalidade no cenário atual da Sociedade são enormes e importantes
como:
- A oferta de vagas e a inclusão de mais estudantes dentro das universidades e escolas federais
- possibilidade da profissionalização e qualificação do profissional . Qaundo a acesso à escola melhora, melhora o país e qualidade da própria sociedade. No Brasil, a “fome de barriga” tem como uma das causas a “fome de cabeça”. Como incluir pessoas no mundo do trabalho sem a qualificação profissional?
- O Brasil tem proporções continentais e de muitos desafios na educação como o acesso, a permanência e o sucesso de alunos nos sistema de ensino. E por isso a EaD tem função estratégica de cobrir a oferta em todo o território nacional, ofertando cursos profissionais com qualidade e de acordo com as características locais.
Como vantagens a EaD
oportuniza e orienta que o aluno desenvolva a autodisciplina, a
gestão do seu tempo, a autonomia para planejar e organizar os
estudos online e ofline a a partir da construção de uma agenda de
estudos.
Os ambientes de aprendizagem
em EaD oferecem ainda calendário das atividades semanais e a
orientação para que o aluno na navegação e ambientação dos
ambientes virtuais de aprendizagem.
A EaD, em alguns cursos,
possibilita que o auto procure fazer autovaliação de sua
aprendizagem e desenvolva todas as leituras recomendadas na
biblioteca online.
De acordo com as leituras do
material proposto nesse curso, o modelo de EaD do IFCE objetiva ao
aluno a autonomia e a autodisciplina para ter controle na
aprendizagem (escolher o momento, o lugar e o ritmo de aprendizagem
de acordo com o cronograma da disciplina, ou seja, a flexibidade de
acesso ao AVA é vantagem essencial em EaD).
Outra vantagem importante é a
proposta de metodologia colaborativa de aprendizagem e que objetiva
a aprendizagem colaborativa e autômada em AVAs. A ideia principal é
que os alunos aprendam pelo diálogo em mediação pedagógica pelo
professor.
A desvantagem talvez é que
tutores e alunos possam não estar preparados e abertos para as
possibilidades que a EaD e seus Ambientes Virtuais de Aprendizagem
oferecem e isso favore a alta evasão.
Alunos e tutores precisam
assumir os seus papeis de sujeitos de expressar sentimentos, desejos,
intenções e sentimentos em uma relação mais afetiva de respeito e
cumplicidade. E para isso, é preciso que se valorize todas as
contribuições que os alunos trazem de suas experiências de vida e
que a partir da mediação pedagógica os alunos vão “apurando
esses conhecimentos, essas experiências” com as leituras e
pesquisas a partir do planejamento dos conteúdos de cada módulo
proposto.
O importante é entender que
todos são autores em um trabalho cooperativa de aprendizagem e onde
se pretende realizar um trabalho solidário e integrador entre tutor
e alunos e alunos e alunos.
E a característica mais
importante em EaD é a autonomia do aluno para aprender de acordo com
a sua flexibilidade e gerenciamento de seu tempo.
Entende-se autonomia como a
capacidade de se autogovernar e com capacidade para gerenciar os seus
atos para aprender a aprender, avaliando e refletindo sobre a
aprendizagem e ferramentas virtuais utilizadas para aprender.
No entanto, a importância do
tutor capaz de mediar esses processos de ensino a distância é
imprescindível no sucesso da EaD porque precisa assumir a
responsabilidade de liderar uma proposta de educação inovadora que
estimule o desejo do aluno de se organizar e ser mais responsável na
resolução das atividades propostas.
O professor não pode deixar o
aluno se sentir solitário porque precisa ajudar o aluno a consolidar
seu projeto de vida na realização de cursos a distância. Autonomia
em EaD não é autodidatismo porque não existe ensino espontâneo e
nem “voluntarismo”.
Outra questão importante como
desvantagem é que alguns alunos podem se apropriar de coisas
indevidas, sem dá as devidas referências. Se a internet e suas
ferramentas oportunizam grandes possibilidades para a pesquisa e
autoria, por outro lado permitem um trabalho que carece de autoria e
referência bibliográfica em textos e imagens, o que demanda cuidado
do tutor e coordenação.
JOYE,
Cassandra Ribeiro Joye; YOUNG Regina Santos.Ambientação em Educação
a Distância. Fortaleza: EaD/IFCE. 2014.
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