domingo, 25 de janeiro de 2015




Muito interessante a entrevista de Luckesi que fala sobre as diferenças entre exame e avaliação. São excelentes as reflexões sobre as diferenças entre exame e avaliação.

Percebe-se pelas declarações de Luckesi que as avaliações enquanto exames têm objetivos de classificar e excluir e são pontuais porque consideram o que a aluno fez, avançou e seu nível de desenvolvimento potencial, ou seja, o que ele poderá alcançar no futuro. O fato é que vivemos em sociedade em que um dos objetivos é excluir.


Sinceramente, já fui vítima de situações desse tipo porque não consegui certa classificação em um exame, mesmo sabendo do meu potencial. Exames não avaliam o nível de desenvolvimento potencial e nem atuam dentro da zona de desenvolvimento proximal do aluno, que é a distância entre o que o aluno já sabe (nível de desenvolvimento real) e que ele poderá saber, a partir das intervenções do professor (desenvolvimento potencial).

E a qualidade da mediação do professor, que a partir dos desafios propostos, vai lançando pistas, estimulando o aluno a ir adiante com pequenas pistas (dicas), fazendo-o a elaborar as perguntas fundamentais sobre o objeto em estudo, onde o erro é epistêmico, ou seja, os alunos vão desenvolvendo a aprendizagem refazendo o raciocínio na resolução da atividade.

Já tive esta experiência em laboratório de informática em que alunos trabalhando em dupla, compartilhavam conhecimento, dúvidas, um fazia pergunta para outro, um ensinava e aprendia  como professor mediava todo o processo. O desafio era produzir um texto a partir de leituras de fragmentos de textos de épocas diferentes e utilizando algumas ferramentas computacionais de editoração de imagens, texto e publicação de blogs.  Durante o processo jogava perguntas, pistas para que os alunos atingissem o nível de desenvolvimento potencial na resolução da questão  proposta.  Que a avaliação analisa o que estava acontecendo antes, o que está acontecendo agora e o que pode vir a acontecer.  

Veja que nesse processo de mediação o professor tem controle da avaliação, uma avaliação formativa porque considera todo o percurso dos alunos na resolução da questão proposta. A avaliação possibilita uma dinâmica de acompanhar o desenvolvimento do aluno em todo o processo de ensino e aprendizagem. Abraços.

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