Muito interessante a entrevista
de Luckesi que fala sobre as diferenças entre exame e avaliação. São excelentes as reflexões sobre as diferenças entre exame e avaliação.
Percebe-se pelas declarações de
Luckesi que as avaliações enquanto exames têm objetivos de classificar e
excluir e são pontuais porque consideram o que a aluno fez, avançou e seu nível
de desenvolvimento potencial, ou seja, o que ele poderá alcançar no futuro. O
fato é que vivemos em sociedade em que um dos objetivos é excluir.
Sinceramente, já fui vítima de
situações desse tipo porque não consegui certa classificação em um exame, mesmo
sabendo do meu potencial. Exames não avaliam o nível de desenvolvimento
potencial e nem atuam dentro da zona de desenvolvimento proximal do aluno, que
é a distância entre o que o aluno já sabe (nível de desenvolvimento real) e que
ele poderá saber, a partir das intervenções do professor (desenvolvimento
potencial).
E a qualidade da mediação do
professor, que a partir dos desafios propostos, vai lançando pistas,
estimulando o aluno a ir adiante com pequenas pistas (dicas), fazendo-o a elaborar
as perguntas fundamentais sobre o objeto em estudo, onde o erro é epistêmico,
ou seja, os alunos vão desenvolvendo a aprendizagem refazendo o raciocínio na
resolução da atividade.
Já tive esta experiência em
laboratório de informática em que alunos trabalhando em dupla, compartilhavam
conhecimento, dúvidas, um fazia pergunta para outro, um ensinava e aprendia como professor mediava todo o processo. O
desafio era produzir um texto a partir de leituras de fragmentos de textos de
épocas diferentes e utilizando algumas ferramentas computacionais de editoração
de imagens, texto e publicação de blogs. Durante o processo jogava perguntas, pistas
para que os alunos atingissem o nível de desenvolvimento potencial na resolução
da questão proposta. Que a avaliação analisa o que estava acontecendo
antes, o que está acontecendo agora e o que pode vir a acontecer.
Veja que nesse processo de mediação
o professor tem controle da avaliação, uma avaliação formativa porque considera
todo o percurso dos alunos na resolução da questão proposta. A avaliação
possibilita uma dinâmica de acompanhar o desenvolvimento do aluno em todo o
processo de ensino e aprendizagem. Abraços.
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