quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Primeiras leituras em EaD do curso de ciências biológicas.



 
Olá colegas,
Fazendo uma leitura breve do livro Introdução a Educação a Distância e Informática Básica de Eloisa Maia Vidale José Everardo Bessa Maia, os autores nos oferece uma melhor compreensão conceitual da EaD que se apresenta comcaracterísticas específicas, rompendo o paradigma da presencialidade, tempo, espaços no processo de ensino e aprendizagem de um lado. De outro, o ato pedagógico deixa de ser centrado na figura do professor e passando e passa a ser o aluno que se converte em sujeito de sua própria aprendizagem, desenvolvendo como competências como autonomia intelectual, posicionamento crítico em situações de vida. 
 
A EaD também possibilita que se respeite o ritmo de estudo porque os estudantes têm as suas diferenças individuais, como tempo e local para estudo, ou seja, princípios como flexibilidade de estudo, diversificação de material e novas formas de ensino e aprendizagem e possibilidades para que o aluno administre o próprio tempo de estudo.
Outra questão importante a destacar é a disponibilização de ferramentas síncrona (comunicação e processo comunicacional que acontece simultaneamente como o chat, por exemplo) e assíncrona ( que não apresenta sincronia nos processos comunicacionais e de interação, ou seja, ferramentas como os fóruns de discussão, e-mail, mensagens) nos ambientes virtuais de aprendizagem
Nesse processo de construção colaborativa de aprendizagem, o papel do tutor é de orientador, intermediando o processo de ensino e aprendizagem em uma sinergia com alunos que passam a reconstruir virtualmente espaços reais de interação em uma concepção de educação próxima da visão sócio-interacionista de Vygotsky que propõe a mediação, desafios e situações de aprendizagem.
Nesse sentido, o tutor é importante porque ele assume o papel de orientador da aprendizagem do aluno, dirimindo dúvidas, sugerindo leituras e organizando atividades de estudos e a utilização de ferramentas de comunicação (e-mail, chats, fóruns de discussão, webconferência, etc), além de estimular a capacidade de autonomia nos estudos.


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