domingo, 15 de janeiro de 2017

Por que a EaD é importante para o Brasil?



A EaD é uma modalidade de suma importância, pois possibilita acesso a estudantes que não poderiam estar presentes em determinado local todos os dias, ou que não possuem tempo disponível em determinada hora do dia por motivos como trabalho, filhos, dentre outros.


E por isso devo concordar que é preciso acontecer o planejamento, conforme orienta o modelo de educação a distância do IFCE e o comprometimento na aprendizagem não apenas do tutor, mas do aluno. O tutor planeja o tempo e seus espaços para o feedback e o aluno (de acordo com o seu ritmo de aprenbdizagem) se organiza para aprender com autodisciplina e gestão do seu tempo n modelo proposto pelo IFCE - a aprendizagem de alunos, segundo os princípios da Andragogia (ciência da educação de adultos). Por quê? Porque os adultos além de experiência de vida conseguem desenvolver uma aprendizagem mais autônoma.

Por outro lado da questão da análise da EaD, o avanço da tecnologia e o advento da internet oportunizaram ainda mais este processo, mas muitas vezes o aluno pode criar uma certa ilusão de que os cursos em EaD são mais fáceis por terem tempo reduzido de encontros presenciais, e isto exige do aluno mais disciplina, pois precisa ser organizado e ter autonomia para estudar e concluir as atividades em tempo hábil e nesse sentido é preciso orientação do planejamento para elaboração do cronograma de estudo (estudos onlines e oflines).

A distância geográfica muitas vezes pode fazer com que o aluno se sinta sozinho, sendo de suma importância a interação dos alunos entre si e destes com os tutores. E aí, a importância de se compreender o conceito de presencialidade entre tutor e alunos.

Por exemplo, a flexibilidade de tempo, local e planejamento e estudo são elementos importantes nessa modalidade de ensino. E por isso, gosto de estudar a noite, aproveito os horários de folga do trabalho para fazer leituras dos textos, ou seja, tenho autonomia no meu planejamento de estudo de acordo com as minhas necessidades.

Nesse sentido, a EaD se apresenta com características específicas, rompendo o paradigma da presencialidade, tempo, espaços no processo de ensino e aprendizagem de um lado. De outro, o ato pedagógico deixa de ser centrado na figura do professor e passa a ser o aluno ( o modelo de EaD do IFCE é centrado no aluno) que se converte em sujeito de sua própria aprendizagem, desenvolvendo como competências como autonomia intelectual, posicionamento crítico em situações de vida.

A EaD também possibilita que se respeite o ritmo de estudo porque os estudantes têm as suas diferenças individuais, como tempo e local para estudo, ou seja, princípios como flexibilidade de estudo, diversificação de material e novas formas de ensino e aprendizagem e possibilidades para que o aluno administre o próprio tempo de estudo.

Outra questão importante a destacar é a disponibilização de ferramentas síncrona (comunicação e processo comunicacional que acontece simultaneamente como o chat, por exemplo) e assíncrona ( que não apresenta sincronia nos processos comunicacionais e de interação, ou seja, ferramentas como os fóruns de discussão, e-mail, mensagens) nos ambientes virtuais de aprendizagem

Nesse processo de construção colaborativa de aprendizagem, o papel do tutor é de orientador, intermediando o processo de ensino e aprendizagem em uma sinergia com alunos que passam a reconstruir virtualmente espaços reais de interação em uma concepção de educação próxima da visão sócio-interacionista de Vygotsky que propõe a mediação, desafios e situações de aprendizagem em uma metodlogia colaborativa de aprendizagem (a metodlogia colaborativa de aprendizagem proposta pelo IFCE).
O professor media os processos de ensino para uma para uma aprendizazem cooperativa entre os alunos o que pressupõe os dialogos, pedagogia dialógica, o que oportuniza o estudante aprender colaborativamente com o outro.

E por isso, é preciso ter muita atenção na relação TIC-professor-aluno para gerar cursos com qualidade e envolvimento na relação humanas. Não se poder perder do que outro lado sempre tem um ser complexo com desejos e necessidades e que precisa de compreensão. Se essa relação falhar, o processo pedagógico também poderá falhar.

Portanto, entre as vantagens da EaD que se utilizam de AVA (ambiente virtual de aprendizagem) estão a oferta diversificada de ferramentas de comunicação e principalmente uma questão de ordem pedagógica e metodológica: a inserção da diversidade das práticas educativas baseadas na construção de conhecimento e aprofundando a mediação do professor no processo de ensino e aprendizagem.

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