Vygotsty e Piaget veem a necessidade de estudar e de conhecer a
origem dos processos mentais, isto é, como esses processos são
construídos ao longo da vida das crianças. Para Piaget, essa construção ocorre
a partir do mecanismo de equilibração e seus dois componentes: a assimilação,
no qual o sujeito atua sobre o meio, transformando-o, a fim de adequá-lo às
suas estruturas mentais; e a acomodação, no qual o indivíduo é modificado para
se ajustar às diferenças impostas pelo meio. Já
para Vygotsky, a construção se dá
pelo mecanismo da internalização e enfatiza que no desenvolvimento cultural da
criança, todas as funções ocorrem duas vezes: primeiro no nível social e depois
no nível individual; primeiro entre pessoas (interpsicológica) e depois no
interior da criança (intrapsicológica).
Por isso, entende-se porque os dois são chamados de
interacionistas, posto que ambos consideram essa construção como ocorrendo a
partir da interação do sujeito com o meio. A diferença é que enquanto Piaget
enfoca a interação com o meio físico, Vygotsky dá total importância à interação
com o meio sócio-cultural. Suas congruências estão no entendimento que têm da
criança como sujeito construtor do próprio conhecimento, que constrói ou
reconstrói esse conhecimento, participando ativamente como arquiteto da
aprendizagem.
Com as ideias de Piaget e Vygotsty temos a consciência de
que o desenvolvimento não é um acúmulo quantitativo de aquisições em que ambos
estudiosos repelem criticamente. Isso nós verificamos na aquisição da leitura e
escrita, quando a criança vai passando
de um estágio para outro, porquanto Piaget considera que ocorre rupturas no seu
pensamento nesse processo. Daí, pode-se afirmar que a criança não é um adulto
em miniatura, como muitas pessoas de sua época pensavam e imaginavam, pois ela
possui concepções sobre o mundo distintas.
D fato Vygotsky enfatiza o valor da aprendizagem por
descobertas, porque o conhecimento se torna mais significativo, deixando aberto
uma maior flexibilidade para o erro, reforçando as construções de novas
estruturas (Piaget) para a aprendizagem automada. E a partir desse enfoque,
aprender é naturalmente um jogo de conquistas e surpresas reforçadas nas
atividades cognoscitivas.
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