quinta-feira, 31 de outubro de 2019

EAD em minha vida.

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Infelizmente a educação a distância a partir das ferramentas da internet com a produção de ambientes virtuais de aprendizagem demorou a desabrochar nesse país de dimensões continentais e grande demanda por formação de professores - formação inicial e formação continuada.
Nos anos 80 eu atuava na área de ciências humanas e troquei para a área de ciências da natureza nos anos 90 (ensinando biologia e ciências no ensino fundamental), mas no final dessa década fiz uma especialização em informática na educação pela UECE que mudou muito coisa e a forma como eu ensinava.
Além do mais,  projetei fazer um curso a distância em biologia o qual estou concluindo agora porque as universidades brasileiras, centradas nos seus modelos, demoraram a abrir os olhos para essa realidade.


Importa destacar que participei de muitos cursos como aluno e tutor em EaD e Informática na Educação desde os últimos 17 anos e estou convencido de algumas coisas: os livros continuarão a existir apesar dos ebooks, as escolas continuarão a existir (não o modelo de escola atual com suas estruturas e currículo), e o professor continuará a existir, não o professor "transmissor" de conhecimentos.
Veja que o aparecimento do livro trouxe uma inquietação muito grande aos professores e continua sendo uma tecnologia imprescindível em nossas vidas.
Penso que ninguém transmite conhecimentos porque o conhecimento se produz dentro das estruturas mentais em processo de mediação docente. O currículo por resolução de problemas é um dos caminhos e o professor mediador, que sabe instigar as perguntas fundamentais aos alunos na resolução de problemas, está em construção.
Claro, a informação flui em redes e qualquer lugar, mas o conhecimento se produz em processo de construção e reconstrução nas estruturas mentais pela ressignificação da informação na resolução de problemas ou na criação de ideias e soluções pelo  trabalho docente.
Uma voz linda não fará sucesso se não houver a arte de quem cria. É a imaginadora criadora que possibilitará a instauração de coisas novas.
Não é a modernidade que criará coisas, mas a imaginação criadora que cria a modernidade e lhe dará sentidos, aplicação e novas formas de fazer as coisas, principalmente “ensinar” porque a palavra ensinar carrega algo muito mais profundo do que apenas “doar aulas”,ou “transmitir algo”.

Portanto, o que reveste a educação a distância é uma proposta curricular inovadora que entenda o estudante como parceiro no processo de ensino, atrravés da elaboraçãpo de atividades virtuais que o coloque para expressar sentimentos, conhecimentos, experiências e aprendizagens através da produção de mapas conceituais, documentários, ebook, histórias em quadrinho, paródia, produção de vídeos, etc.  

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