Infelizmente a educação a distância a partir
das ferramentas da internet com a produção de ambientes virtuais de
aprendizagem demorou a desabrochar nesse país de dimensões
continentais e grande demanda por formação de professores -
formação inicial e formação continuada.
Nos anos 80 eu atuava na área de ciências
humanas e troquei para a área de ciências da natureza nos anos 90
(ensinando biologia e ciências no ensino fundamental), mas no final
dessa década fiz uma especialização em informática na educação
pela UECE que mudou muito coisa e a forma como eu ensinava.
Além do mais, projetei fazer um curso a
distância em biologia o qual estou concluindo agora porque as
universidades brasileiras, centradas nos seus modelos, demoraram a
abrir os olhos para essa realidade.
Importa destacar que participei de muitos cursos
como aluno e tutor em EaD e Informática na Educação desde os
últimos 17 anos e estou convencido de algumas coisas: os livros
continuarão a existir apesar dos ebooks, as escolas continuarão a
existir (não o modelo de escola atual com suas estruturas e
currículo), e o professor continuará a existir, não o professor
"transmissor" de conhecimentos.
Veja que o aparecimento do livro trouxe uma
inquietação muito grande aos professores e continua sendo uma
tecnologia imprescindível em nossas vidas.
Penso que ninguém transmite conhecimentos porque
o conhecimento se produz dentro das estruturas mentais em processo de
mediação docente. O currículo por resolução de problemas é um
dos caminhos e o professor mediador, que sabe instigar as perguntas
fundamentais aos alunos na resolução de problemas, está em
construção.
Claro, a informação flui em redes e qualquer
lugar, mas o conhecimento se produz em processo de construção e
reconstrução nas estruturas mentais pela ressignificação da
informação na resolução de problemas ou na criação de ideias e
soluções pelo trabalho docente.
Uma voz linda não fará sucesso se não houver a
arte de quem cria. É a imaginadora criadora que possibilitará a
instauração de coisas novas.
Não é a modernidade que criará coisas, mas a
imaginação criadora que cria a modernidade e lhe dará sentidos,
aplicação e novas formas de fazer as coisas, principalmente
“ensinar” porque a palavra ensinar carrega algo muito mais
profundo do que apenas “doar aulas”,ou “transmitir algo”.
Portanto, o que reveste a educação a distância
é uma proposta curricular inovadora que entenda o estudante como
parceiro no processo de ensino, atrravés da elaboraçãpo de
atividades virtuais que o coloque para expressar sentimentos,
conhecimentos, experiências e aprendizagens através da produção
de mapas conceituais, documentários, ebook, histórias em quadrinho,
paródia, produção de vídeos, etc.
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