Devo concordar que é preciso acontecer o planejamento,
conforme orienta o modelo de educação a distância de muitas instituições de ensino superior e o
comprometimento na aprendizagem não apenas do tutor, mas do aluno.
O tutor planeja o tempo e seus espaços para o feedback e o aluno (de
acordo com o seu ritmo de aprendizagem) se organiza para aprender
com autodisciplina e gestão do seu tempo n modelo proposto por instituições de ensino superior - a aprendizagem de alunos, segundo os princípios da Andragogia
(ciência da educação de adultos). Por quê? Porque os adultos
além de experiência de vida conseguem desenvolver uma aprendizagem
mais autônoma.
Por
outro lado da questão da análise da EaD, o avanço da tecnologia e
o advento da internet oportunizaram ainda mais este processo, mas
muitas vezes o aluno pode criar uma certa ilusão de que os cursos em
EaD são mais fáceis por terem tempo reduzido de encontros
presenciais, e isto exige do aluno mais disciplina, pois precisa ser
organizado e ter autonomia para estudar e concluir as atividades em
tempo hábil e nesse sentido é preciso orientação do planejamento
para elaboração do cronograma de estudo (estudos onlines e
oflines).
A
distância geográfica muitas vezes pode fazer com que o aluno se
sinta sozinho, sendo de suma importância a interação dos alunos
entre si e destes com os tutores. E aí, a importância de se
compreender o conceito de presencialidade entre tutor e alunos.
Por
exemplo, a flexibilidade de tempo, local e planejamento e estudo são
elementos importantes nessa modalidade de ensino. E por isso, gosto
de estudar a noite, aproveito os horários de folga do trabalho para
fazer leituras dos textos, ou seja, tenho autonomia no meu
planejamento de estudo de acordo com as minhas necessidades.
Nesse
sentido, a EaD se apresenta com características específicas,
rompendo o paradigma da presencialidade, tempo, espaços no processo
de ensino e aprendizagem de um lado. De outro, o ato pedagógico
deixa de ser centrado na figura do professor e passa a ser o aluno (
o modelo de EaD do IFCE é centrado no aluno) que se converte em
sujeito de sua própria aprendizagem, desenvolvendo como competências
como autonomia intelectual, posicionamento crítico em situações de
vida.
A
EaD também possibilita que se respeite o ritmo de estudo porque os
estudantes têm as suas diferenças individuais, como tempo e local
para estudo, ou seja, princípios como flexibilidade de estudo,
diversificação de material e novas formas de ensino e aprendizagem
e possibilidades para que o aluno administre o próprio tempo de
estudo.
Outra
questão importante a destacar é a disponibilização de ferramentas
síncrona (comunicação e processo comunicacional que acontece
simultaneamente como o chat, por exemplo) e assíncrona ( que não
apresenta sincronia nos processos comunicacionais e de interação,
ou seja, ferramentas como os fóruns de discussão, e-mail,
mensagens) nos ambientes virtuais de aprendizagem
Nesse processo de construção colaborativa de aprendizagem, o papel do tutor é de orientador, intermediando o processo de ensino e aprendizagem em uma sinergia com alunos que passam a reconstruir virtualmente espaços reais de interação em uma concepção de educação próxima da visão sócio-interacionista de Vygotsky que propõe a mediação, desafios e situações de aprendizagem em uma metodlogia colaborativa de aprendizagem (a metodlogia colaborativa de aprendizagem proposta pelo IFCE).
Nesse processo de construção colaborativa de aprendizagem, o papel do tutor é de orientador, intermediando o processo de ensino e aprendizagem em uma sinergia com alunos que passam a reconstruir virtualmente espaços reais de interação em uma concepção de educação próxima da visão sócio-interacionista de Vygotsky que propõe a mediação, desafios e situações de aprendizagem em uma metodlogia colaborativa de aprendizagem (a metodlogia colaborativa de aprendizagem proposta pelo IFCE).
O
professor media os processos de ensino para uma para uma aprendizazem
cooperativa entre os alunos o que pressupõe os dialogos, pedagogia
dialógica, o que oportuniza o estudante aprender colaborativamente
com o outro.
E
por isso, é preciso ter muita atenção na relação
TIC-professor-aluno para gerar cursos com qualidade e envolvimento na
relação humanas. Não se poder perder do que outro lado sempre tem
um ser complexo com desejos e necessidades e que precisa de
compreensão. Se essa relação falhar, o processo pedagógico também
poderá falhar.
Portanto,
entre as vantagens da EaD que se utilizam de AVA (ambiente virtual de
aprendizagem) estão a oferta diversificada de ferramentas de
comunicação e principalmente uma questão de ordem pedagógica e
metodológica: a inserção da diversidade das práticas educativas
baseadas na construção de conhecimento e aprofundando a mediação
do professor no processo de ensino e aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário