quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Avaliação em EAD

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Interessa-me saber sobre as leituras de (Hoffmann, 2011) quando pensa a avaliação em educação a distância na perspectiva da mediação pedagógica e que atua nos limites e possibilidades dos educandos.
E para mim a atuação do tutor em educação a distância é em uma perspectiva socio-interacionista de Vygotsky. Saber fazer as perguntas fundamentais, jogar as pistas no momento certo para que os alunos consigam resolver as tarefas propostas, mantendo-os em trabalho cooperativo de aprendizagem são os desafios do tutor porque articula ensino, aprendizagem com avaliação mediadora.


Nessa direção, o cerne da visão sócio-interacionista no processo de ensino e aprendizagem é a qualidade da intervenção do professor mediador que consiste em detectar se o aprendiz está fazendo o que sabe, o que pode, se está aquém de seu potencial e o quanto poderia avançar.
Nessa perspectiva vygotskiana, o aprendiz tem a capacidade de ir além das estruturas e do nível de desenvolvimento estabelecidos por Piaget, se o professor interferir, ajudar, em vez de deixá-lo trabalhar sozinho e só ficar acompanhando o que ele sabe.
Para Vygotsky o conceito de conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP) consiste na qualidade da mediação pedagógica, posto que é preciso considerar que o sujeito tem capacidade de resolver problemas, desempenhar tarefas, elaborar representações mentais e construir conceitos com a ajuda de outras pessoas (tutor e colegas do curso, por exemplo). 
Em Educação a Distância, tutor e colegas do curso vão dialogando, elaborando e reelaborando colaborativamente conceitos e construções de conhecimento. E nesse processo, o tutor vai problematizando, colocando pistas, indagando, avaliando, acompanhando.
O importante nesse processo de ensino é desenvolver uma pedagogia mais problematizadora, dialógica e das perguntas, onde o tutor vai atuando dentro da ZDP. O que interessa é aquilo em que o aluno é capaz de fazer com ajuda do tutor e de seus colegas para atingir o desenvolvimento potencial.
Para Vygotsky (1994), a (ZDP) representa a distância entre o que o sujeito já sabe e consegue efetivamente fazer ou resolver por ele mesmo (nível de desenvolvimento real) e o que ainda não sabe, mas pode vir a saber, com a mediação de outras pessoas (tutor e alunos nas atividades virtuais (nível de desenvolvimento potencial).
Novamente observo: o que interessa é aquilo em que o aluno é capaz de realizar com ajuda do tutor e de seus colegas. E nesse processo, o tutor precisa avaliar como intervir.
Nessa linha de pensamento, o nível de conhecimento real e o nível de conhecimento potencial de cada sujeito são variáveis e determinados, principalmente, pela mediação pedagógica Cada sujeito, encontra-se num nível de desenvolvimento cognitivo diferenciado. E avaliação mediadora possibilita que o tutor possa acompanhar os alunos com mais dificuldades.
Muitas vezes os alunos esperam apenas uma dica do tutor para resolver determinado problema. Tenho visto isso nos cursos em que atuo como aluno e como tutor. Às vezes, uma pequena dica ou um um problema resolvido e comentado ajuda para que o aluno possa atingir o nível de desenvolvimento real. E aí cabe a qualidade da mediação pedagógica, não só a capacidade de fazer perguntas, mas também a capacidade de fornecer pistas e criar situações para que os alunos possam atingir os objetivos propostos.
Por fim, Vygotsky escreve que a ZDP pode proporcionar novas maneiras do sujeito “menos competente”, enfrentar desafios e atividades, graças à ajuda oferecida pelo seu professor ou por pessoas mais experientes (seus colegas) ao longo da interação. Nessa perspectiva, o psicólogo bielo-russo, coloca que a ZDP é um espaço sempre em processo de mudança com a própria interação, que pressupõe um relacionamento constante e contínuo entre o que os alunos sabem previamente e aquilo que têm de aprender, segundo o planejamento do professor.
Portanto, a qualidade da mediação pedagógica do professor, "entregando pistas" e desenvolvendo a "pedagogia problematizadora" de Paulo Freire, é condição essencial para o aprendizado dos alunos. através da mediação pedagógica, os tutores vão avaliando os alunos, a partir dos desafios propostos. E dessa forma, através dos diversos meios e instrumentos de apoio e suporte tecnológicos digitais, que podem intermediar o ensino associado à noção de ZDP. O fórum de avaliação é um excelente instrumento de avaliação não só quantitativo, mas qualitativo, tendo como o foco a aprendizagem do aluno.
 
REFERÊNCIAS
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky – Aprendizado e Desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Spcione, 1993.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: um perspectiva histórico-cultural da educação. 6ª ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

FILHO, Luís Moreira de Oliveira A mediação pedagógica no processo de alfabetização. Disponível

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