Tenho
pensado sempre da prática docente no atual contexto da educação.
Continuo a discorrer sobre a importância do professor ou tutor como
mediador na linda tarefa de ajudar o aluno a transformar informação
em conhecimento.
Eis
o desafio. Vejam abaixo a imagem e percebam que nessa suposta
sociedade do conhecimento o professor é ainda mais importante, mas
vamos pensar que professor estamos falando.O professor transmite
informação ou conhecimento? O professor tem a função de
transmitir algo para os alunos ou criar situações para que estes
possam desenvolver algo mais elaborado? Qual o cerne principal da
novas tecnologias na educação?
FOTO:
Informação vs. Conhecimento; desenho que está circulando no
Facebook.
Herton
Escobar / O Estado de S. Paulo
Na
era digital, informações não faltam. Abundam! Mas quem tem tempo
de ler tanta coisa? Ou pior: Quem tem tempo de pensar sobre tanta
coisa, estabelecer relações entre todas essas informações e
aprender, de fato, alguma coisa com elas?
http://ciencia.estadao.com.br/blogs/herton-escobar/informacao-versus-conhecimento/
Jean
Piaget, o conhecimento resulta de um processo de construção,
mediante atividade do sujeito em interação permanente com seu mundo
físico e social. Isso significa que o conhecimento não é doado de
um ser humano para o outro, por melhores que sejam as intenções de
quem pretende ensinar alguma coisa a alguém.
E
tu descreves as características necessárias ao bom tutor e seu
papel no processo de ensino e aprendizagem como mediador e
Para
o autor, o papel do professor é ser mediador da relação
educando-objeto de conhecimento, sendo que compreenda que é preciso
ser consciente de que o prazer de aprender interliga o ato de
aproximação entre o professor e aluno. Além disso, é preciso
desenvolver uma pedagogia fundamentada no respeito mútuo, na
solidariedade e na afetividade, onde professores e alunos (crianças)
ensinam, aprendem e sentem. Dessa maneira, a afetividade tem um papel
importante na construção
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