A
Educação
a Distância
é uma modalidade de suma importância porque
cria oportunidades e possibilidades para
jovens,
trabalhadores, professores
que não poderiam estar presentes em determinado local todos os dias,
ou que não possuem tempo disponível em determinada hora do dia por
motivos de
trabalho. Além
do mais, a
EaD poderá facilitar esse trabalho de formação de professores e
contribuir para o desenvolvimento de nosso país, quebrando
fronteiras, ultrapassando os muros das universidades para
formação do cidadão que tanto este país precisa, consciente de
seus deveres e direitos na
defesa de todas as formas e opções de vida.
Nesse
sentido, a EaD com suas plataformas cada
mais mais dinâmicas e interacionais, utilizando todas as formas de
comunicação, videoconferência (webconferência),precisa
atuar dentro de uma proposta pedagógica inovadora de complemento e
necessidades de formação de profissionais (professores
principalmente) em uma combinação de encontros presenciais e
virtuais para toda e qualquer área
profissional, principalmente na formação inicial e continuada de
professores.
Importa
lembrar que somos um país continental com grandes demandas sociais e
educacionais e que teum patrimônio natural que precisa ser melhor
compreendido pelo seu povo. Para isso precisamos desenvolver
políticas públicas para formação de professores e uma educação
comprometida para compreender a realidade brasileira e transformá-la.
E
dessa forma, a educação a distância, as diversas tecnologias
digitais, os ambientes de aprendizagem, as redes sociais que estão
adentrando às escolas precisam ser pensadas como projeto inovador
para formação de professores nas diversas áreas do conhecimento e
também para educação ambiental que ainda precisa ser enraizada
dentro do currículo escolr como componente integrador entre as
áreas.
E
quando falamos de Educação Ambiental, falamos de espiritualidade
humana, um novo ser em gestação, com mudanças primeiras em nível
intrapsicológico (de dentro para fora, alterando comportamentos a
partir de reflexões de suas ações e atitude. E depois em nível
extrapsicológico ( dela para outras e entre pessoas - interação e
mudança entre pessoas e com pessoas, alterando comportamentos e
atitudes com as pessoas).
Ou
seja, a Educação Ambiental começa de dentro para a fora, no nível
individual e depois para o social. E a característica fundamental da
Educação Ambiental está no objeto de estudo – o Meio Ambiente -
considerando-se seus aspectos físicos, químicos e biológicos,
incorporando, também toda uma rede de relações socioeconômicas,
culturais, espirituais, políticas, ecológicas, éticas, trabalho e
estéticas. E por que então, a educação a distância e seus
recursos tecnológicos para a formação de educadores ambientais?
Primeiro
porque oferece flexibilidade de tempo, local e planejamento de
estudos e segundo porque oferece plataforma de ensino com recursos
ferramentas tecnológicas síncronas (interações de tempo real) e
assíncronas (em que o aluno disporá de ferramentas para interação
e construção de conhecimento colaborativo como os fóruns de
discussão, por exemplo.
Nesse
sentido, a EaD se apresenta com características específicas,
rompendo o paradigma da presencialidade, tempo, espaços no processo
de ensino e aprendizagem de um lado. De outro, o ato pedagógico
deixa de ser centrado na figura do professor e passa a ser o aluno
que se converte em sujeito de sua própria aprendizagem,
desenvolvendo como competências como autonomia intelectual,
posicionamento crítico em situações de vida.
A
EaD também possibilita que se respeite o ritmo de estudo porque os
estudantes têm as suas diferenças individuais, como tempo e local
para estudo, ou seja, princípios como flexibilidade de estudo,
diversificação de material, recursos tecnológico e novas formas de
ensino e aprendizagem, que criam possibilidades para que o aluno
administre o próprio tempo de estudo.
Outra
questão importante a destacar é a disponibilização de ferramentas
síncrona como já citado (comunicação e processo comunicacional
que acontece simultaneamente como o chat, por exemplo) e assíncrona
( que não apresenta sincronia nos processos comunicacionais e de
interação, ou seja, ferramentas como os fóruns de discussão,
e-mail, mensagens) nos ambientes virtuais de aprendizagem
Nesse
processo de construção colaborativa de aprendizagem, o papel do
tutor é de orientador, intermediando o processo de ensino e
aprendizagem em uma sinergia com alunos que passam a reconstruir
virtualmente espaços reais de interação em uma concepção de
educação próxima da visão sócio-interacionista de Vygotsky que
propõe a mediação, desafios e situações de aprendizagem em uma
metodlogia colaborativa de aprendizagem.
O
professor media os processos de ensino para uma aprendizazem
cooperativa entre os alunos o que pressupõe os dialogos, pedagogia
dialógica, o que oportuniza o estudante aprender colaborativamente
com o outro.
E
por isso, é preciso ter muita atenção na relação
TIC-professor-aluno para gerar cursos com qualidade e envolvimento na
relações humanas. Não se pode perder de vista do que outro lado
sempre tem um ser complexo com desejos e necessidades e que precisa
de compreensão. Se essa relação falhar, o processo pedagógico
também poderá falhar.
E
entre as vantagens da EaD que se utiliza de AVA (ambiente virtual de
aprendizagem) estão a oferta diversificada de ferramentas de
comunicação e principalmente uma questão de ordem pedagógica e
metodológica: a inserção da diversidade das práticas educativas
baseadas na construção de conhecimento e aprofundando a mediação
do professor no processo de ensino e aprendizagem.
Importa
refletir que a interação entre AVAs, mídias sociais e ferramentas
de comunicação oportunizam maior integração entre alunos e
professores. As redes sociais ampliam a comunicação em EaD porque
os alunos já estão inseridos nesse universo de relacionamento
virtual. Dessa forma, os grupos criados em whatsapp já são
estratégias do “estar junto” em EaD. Vídeos, comunicação,
imagens, fotos dos encontros, mas tudo é compartilhado nesse novo
“território”, ciberespaço. E que além da produção de
conteúdos também é preciso pensar em estratégias de ensino para
facilitar a aprendizagem dos alunos.
E
as possibilidades da web 2.0 permitem aos sujeitos digitais a
colaboração, a interação, o compartilhamento de conhecimento e
conteúdos baseado em sofware social que tem como característica
flexibilidade e facilidade de acesso e uso e por isso com muitas
aplicações na educação a distância, tendo como o aluno como
centro do processo de aprendizagem.
Por
isso, acredito que nunca foi tão importante o professor nesse início
de século para mediar processos de ensino que desenvolvam uma
relação de mais significados e sentimentos entre quem “ensina e
aprende”, entre quem “aprende e ensina”, importantíssimo nesse
processo de implementação das politicas que envolvem a qualificação
e formação dos professores de
educação ambiental e de todas as áreas do conhecimento.
Por
fim, a educação a distância, através de boa proposta pedagógica,
bom planejamento, bons conteúdos e seus recursos tencológicos
poderá desenvolver e ser um instrumento de formação de professores
que desenvolverão uma pedagogia para a emancipação humana e
proteção para todas as formas de vida, nossa biodiversidade, nossa
sociodiversidade e a educação a distância.
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