terça-feira, 25 de junho de 2019

Educação a Distância e a Educação Ambiental na Formação do Professor

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A Educação a Distância é uma modalidade de suma importância porque cria oportunidades e possibilidades para jovens, trabalhadores, professores que não poderiam estar presentes em determinado local todos os dias, ou que não possuem tempo disponível em determinada hora do dia por motivos de trabalho. Além do mais, a EaD poderá facilitar esse trabalho de formação de professores e contribuir para o desenvolvimento de nosso país, quebrando fronteiras, ultrapassando os muros das universidades para formação do cidadão que tanto este país precisa, consciente de seus deveres e direitos na defesa de todas as formas e opções de vida.


Nesse sentido, a EaD com suas plataformas cada mais mais dinâmicas e interacionais, utilizando todas as formas de comunicação, videoconferência (webconferência),precisa atuar dentro de uma proposta pedagógica inovadora de complemento e necessidades de formação de profissionais (professores principalmente) em uma combinação de encontros presenciais e virtuais para toda e qualquer área profissional, principalmente na formação inicial e continuada de professores.
Importa lembrar que somos um país continental com grandes demandas sociais e educacionais e que teum patrimônio natural que precisa ser melhor compreendido pelo seu povo. Para isso precisamos desenvolver políticas públicas para formação de professores e uma educação comprometida para compreender a realidade brasileira e transformá-la.
E dessa forma, a educação a distância, as diversas tecnologias digitais, os ambientes de aprendizagem, as redes sociais que estão adentrando às escolas precisam ser pensadas como projeto inovador para formação de professores nas diversas áreas do conhecimento e também para educação ambiental que ainda precisa ser enraizada dentro do currículo escolr como componente integrador entre as áreas.
E quando falamos de Educação Ambiental, falamos de espiritualidade humana, um novo ser em gestação, com mudanças primeiras em nível intrapsicológico (de dentro para fora, alterando comportamentos a partir de reflexões de suas ações e atitude. E depois em nível extrapsicológico ( dela para outras e entre pessoas - interação e mudança entre pessoas e com pessoas, alterando comportamentos e atitudes com as pessoas).
Ou seja, a Educação Ambiental começa de dentro para a fora, no nível individual e depois para o social. E a característica fundamental da Educação Ambiental está no objeto de estudo – o Meio Ambiente - considerando-se seus aspectos físicos, químicos e biológicos, incorporando, também toda uma rede de relações socioeconômicas, culturais, espirituais, políticas, ecológicas, éticas, trabalho e estéticas. E por que então, a educação a distância e seus recursos tecnológicos para a formação de educadores ambientais?
Primeiro porque oferece flexibilidade de tempo, local e planejamento de estudos e segundo porque oferece plataforma de ensino com recursos ferramentas tecnológicas síncronas (interações de tempo real) e assíncronas (em que o aluno disporá de ferramentas para interação e construção de conhecimento colaborativo como os fóruns de discussão, por exemplo.
Nesse sentido, a EaD se apresenta com características específicas, rompendo o paradigma da presencialidade, tempo, espaços no processo de ensino e aprendizagem de um lado. De outro, o ato pedagógico deixa de ser centrado na figura do professor e passa a ser o aluno que se converte em sujeito de sua própria aprendizagem, desenvolvendo como competências como autonomia intelectual, posicionamento crítico em situações de vida.
A EaD também possibilita que se respeite o ritmo de estudo porque os estudantes têm as suas diferenças individuais, como tempo e local para estudo, ou seja, princípios como flexibilidade de estudo, diversificação de material, recursos tecnológico e novas formas de ensino e aprendizagem, que criam possibilidades para que o aluno administre o próprio tempo de estudo.
Outra questão importante a destacar é a disponibilização de ferramentas síncrona como já citado (comunicação e processo comunicacional que acontece simultaneamente como o chat, por exemplo) e assíncrona ( que não apresenta sincronia nos processos comunicacionais e de interação, ou seja, ferramentas como os fóruns de discussão, e-mail, mensagens) nos ambientes virtuais de aprendizagem
Nesse processo de construção colaborativa de aprendizagem, o papel do tutor é de orientador, intermediando o processo de ensino e aprendizagem em uma sinergia com alunos que passam a reconstruir virtualmente espaços reais de interação em uma concepção de educação próxima da visão sócio-interacionista de Vygotsky que propõe a mediação, desafios e situações de aprendizagem em uma metodlogia colaborativa de aprendizagem.
O professor media os processos de ensino para uma aprendizazem cooperativa entre os alunos o que pressupõe os dialogos, pedagogia dialógica, o que oportuniza o estudante aprender colaborativamente com o outro.
E por isso, é preciso ter muita atenção na relação TIC-professor-aluno para gerar cursos com qualidade e envolvimento na relações humanas. Não se pode perder de vista do que outro lado sempre tem um ser complexo com desejos e necessidades e que precisa de compreensão. Se essa relação falhar, o processo pedagógico também poderá falhar.
E entre as vantagens da EaD que se utiliza de AVA (ambiente virtual de aprendizagem) estão a oferta diversificada de ferramentas de comunicação e principalmente uma questão de ordem pedagógica e metodológica: a inserção da diversidade das práticas educativas baseadas na construção de conhecimento e aprofundando a mediação do professor no processo de ensino e aprendizagem.
Importa refletir que a interação entre AVAs, mídias sociais e ferramentas de comunicação oportunizam maior integração entre alunos e professores. As redes sociais ampliam a comunicação em EaD porque os alunos já estão inseridos nesse universo de relacionamento virtual. Dessa forma, os grupos criados em whatsapp já são estratégias do “estar junto” em EaD. Vídeos, comunicação, imagens, fotos dos encontros, mas tudo é compartilhado nesse novo “território”, ciberespaço. E que além da produção de conteúdos também é preciso pensar em estratégias de ensino para facilitar a aprendizagem dos alunos.
E as possibilidades da web 2.0 permitem aos sujeitos digitais a colaboração, a interação, o compartilhamento de conhecimento e conteúdos baseado em sofware social que tem como característica flexibilidade e facilidade de acesso e uso e por isso com muitas aplicações na educação a distância, tendo como o aluno como centro do processo de aprendizagem.
Por isso, acredito que nunca foi tão importante o professor nesse início de século para mediar processos de ensino que desenvolvam uma relação de mais significados e sentimentos entre quem “ensina e aprende”, entre quem “aprende e ensina”, importantíssimo nesse processo de implementação das politicas que envolvem a qualificação e formação dos professores de educação ambiental e de todas as áreas do conhecimento.
Por fim, a educação a distância, através de boa proposta pedagógica, bom planejamento, bons conteúdos e seus recursos tencológicos poderá desenvolver e ser um instrumento de formação de professores que desenvolverão uma pedagogia para a emancipação humana e proteção para todas as formas de vida, nossa biodiversidade, nossa sociodiversidade e a educação a distância.


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