sexta-feira, 29 de julho de 2016

Projeto inovador para uso das ferramenta web 2.0 e e formação de professores.



Sobre a síntese da questão proposta para os desafios da preparação de escolas, universidades para uso das ferramentas web 2.0 (projeto inovador e formação do professor).

Sem isso, não há como criar e inovar a forma de ensino e perceber todas as possibilidades e oportunidades para desenvolver uma aprendizagem cooperativa. 

 

Vou contar aqui uma experiência que realizei como professor no ano de 1999 quando a minha instituição recebeu o primeiro laboratório de informática de toda a região pelo PROINFO.

Levamos ao laboratório de informática os alunos mais complicados (perfil da periferia e com grande dificuldades de aprendizagem e concentração nas aulas).

Como seria a estratégia de ensino para quem nunca viu um computador em sua vida?

E não tínhamos acesso à internet  em rede porque só tínhamos uma conta de internet discada e ainda estávamos estudando como compartilhá-la.

A estratégia era colocar o aluno como autor na produção de um texto utilizando o editor de texto, mas como?

Não iríamos dá curso de informática, os alunos iriam descobrir as ferramentas do editor de texto na produção textual.

E teriam que ligar o estabilizador, ligar o computador  e todo um processo de descobertas.

Bem, pegamos uma atividade de um livro muito interessante que não me lembro agora, mas que ainda está disponível na internet - encontrei aqui em http://www.nied.unicamp.br/?q=livros&page=1 - O Computador Em Sala De Aula: Articulando Saberes
A atividade foi  escrevendo para compreender - arquivo 2word_ativ.pdf de Maria Elisabette B. Prado.

Fizemos algumas adaptações da atividade com a introdução de um pequeno vídeo. Fizermos as leituras e discussões de um pequeno fragmento da  Carta a El Rei D. Manuel de Pêro Vaz de Caminha e
e um fragmento do texto de Gabeira - América Latina no Planeta Terra.
Depois das discussões, vídeos, leituras, orientações os alunos tiveram o difícil desafio de produzir um texto do que eles entenderam sobre meio ambiente.
Bem, o impressionante foi o silêncio, a concentração de todos, o nervosismo de alguns. Era um novo novo, de descobertas, onde eu e mais três professores mediávamos esse processo, dando pistas nas descobertas do teclado, as mãos duras para segurar o mouse, como salvar o arquivo, etc.

E todos conseguiram produzir o texto, alguns fizeram um parágrafo, outros dois e alguns menos disso, mas todos aprenderam a inserir imagens.

O fato é que nunca demos curso de informática, a informática, o computador e suas ferramentas eram aprendidas dentro de atividades didáticas na produção textual porque ainda estávamos iniciando com a web 1.0. O nosso foco era uma tal de informática educativa que esmaeceu com o tempo.

Hoje estamos falando de coisas maiores e com mais possibilidades, mas o processo é por esse caminho – ajudar o aluno a se descobrir,  a envolvê-lo em situações de aprendizagens e descobertas, a tirar de si toda a imaginação criadora possível para ensinar a máquina a pensar.

E fazíamos essa orientação porque tínhamos uma proposta pedagógica que iluminava esse caminhos e tínhamos uma formação iniciada em informática na educação. 

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