Paz e bem!
Bem,
algumas considerações sobre o texto educação a distância baseada na Web
2.0: a emergência de uma Pedagogia 2.0 de Grosseck at all, ( 2009)
Primeiro
que não concordo que vivemos ainda na sociedade do conhecimento, mas
ainda em uma sociedade informacional. Ainda não atingimos um nível de
conhecimento complexo, ou pensamento complexo.
Não
chegamos a uma quarta onda (o da sustentabilidade que é termo complexo
para explicar as várias dimensões da existência humana – o que é
sustentabilidade? E nem ainda chegamos a quinta onda (que é uma volta ao
mundo de sofia, o pensamento mais elaborado, o mundo das ideias (a
nooesfera de um lado e a biosfera de outro e o ser humano no meio
atingindo a dimensão da espiritualidade e convivência e respeito com
todas as formas de vida e todas as opções de vida).
Creio que ainda estamos na terceira onda - Alvin Toffler - (era
da informação), apesar das aplicações das ferramentas da web 2.0
apontarem para muitas possibilidades e oportunidades em todas as
dimensões da sociedade humana. O desafio dos professores e universidades
é aproveitar essas oportunidades e possibilidades.
E
apesar da complexidade desse cenário o “estar ser humano e sua forma de
existência” a base do consumo e da produção gerada por combustíveis
fósseis, creio que temos muito mais possibilidades e oportunidades.
As
ferramentas apontam para essas possibilidades, mas podemos nos perder
diante do entretenimento e das coisas líquidas e periféricas, sem
adentrar em coisas profícuas que possam mudar a nossa forma de estar no
mundo e de estar com as pessoas.
Por
outro lado devo concordar que o conhecimento assume posição
privilegiada (poucos conseguem compreender o mundo, o país e as grandes
questões emergentes de nosso tempo que estão entrelaçadas em várias
áreas do conhecimento em uma dimensão transdisciplinar.
Mais
do que competência para contextualizar informações, o desafio é
desenvolver um pensamento capaz de descontextualizar informações que
chegam pinçadas de outros contextos.
E
ai devo concordar também que isso é fenômeno de uma sociedade em rede
(Castells, 1999) em que os sujeitos conectados devem ser além de
buscadores de informações, também sejam avaliadores, solucionadores de
problemas e principalmente a capacidade de imaginar e criar coisas
diferentes a partir das possibilidades que as novas ferramentas da web
2.0 oportunizam aos professores para dinamizar o ensino.
E
as possibilidades da web 2.0 permitem aos sujeitos digitais a
colaboração, a interação, o compartilhamento de conhecimento e conteúdos
baseado em software social que tem como característica flexibilidade e
facilidade de acesso e uso e aplicações na educação a distância, tendo
como o aluno o centro do processo de aprendizagem.
E
a web 2.0 tem muitas contribuições para o professor dinamizar os seus
processos de ensino e desenvolver uma aprendizagem cooperativa, geração
de conhecimento e produção de diversas linguagens interativas em
software social.
No
entanto, todas essas possibilidades carecem de um projeto político
pedagógico e currículo inovador para aproveitar oportunidades que as
interfaces das ferramentas web 2.0 oferecem aos professores.
Por
fim, além do projeto político inovador, as universidades e escolas
precisam investir em formação dos professores para que estes entendam a
inserção das ferramentas web 2.0 para gerar conhecimento em comunidades
de aprendizagem com os seus alunos.
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