Excelentes
reflexões e penso que talvez estejamos com alunos 2.0 e professores
1,0, não porque os professores não tenham capacidades de adentrar nesse
mundo 2.0 da comunicação instantânea, do podcast, da portabilidade, da
virtualidade, mas porque talvez lhe falte um projeto que possa iluminar a
aplicação das ferramentas 2.0 para dinamizar o seu processo de ensino.
Penso
que o desafio é a qualificação do planejamento pedagógico para pensar
nas ferramentas web 2.0 para dinamizar o processo de ensino.
Também
destaco o uso pedagógico do blog na educação como uma das ferramentas
muito importante no processo de ensino e aprendizagem porque o professor
pode integrá-lo com as redes sociais (facebook, twitter, pinterest,
G+1, watsapp, orkut, flickr, linkedin, youtuber) e mídias tradicionais
como rádios para realizar, também, interações sociais
No vídeo Redes Sociais -
- do Professor João Mattar em ele coloca que o blog como uma
ferramenta web 2.0 mais antiga tenha ganhado dinamicidade com a
aplicação das redes sociais.
E
já tive uma experiência muito boa quando compartilhei um post em uma
rede social e ele teve mais de 15mil acesso em poucos dias. E o post foi
ampliando com as colaborações de leitores espalhados pelo Brasil porque
o post publicado é enviado simultaneamente pelo twitter e facebook e
g+.
Nesse
sentido, como pensar o blog no ensino? Professor João Mattar responde
que o blog pode ser construído pelo professor, pode ser coletivo, pode
ser construído por alunos e professor, ou apenas pelos alunos.
E
o blog como instrumento avaliativo? Ou para acompanhamento do
desenvolvimento intelectual do aluno? Por que não incentivar que
professores e alunos que tenham blogs e possam integrá-los em um
processo dinâmico de ensino e pesquisa?
Aqui, por exemplo, a quantidade de conteúdos que construímos poderiam ser divulgados em um blog?
E
o professor, que disponibilizando vídeos e imagens no blog para os
alunos, convida os seus alunos construírem colaborativamente um texto?
Isso é uma possibilidade que pode estimular e motivar o aluno para a
aprendizagem, que encontra, segundo Vera Menezes (texto web 2.0 na EAD) ,
oportunidades mais desafiadoras que passa mais tempo envolvido com a
experiência de aprender.
E aqui, exponho, a produção de ideias em web 2.0 e redes sociais.
As ferramentas da Web 2.0 na Educação a Distância e a construção do conhecimento colaborativo em https://br.pinterest.com/luisfilho13/as-ferramentas-da-web-20-na-educa%C3%A7%C3%A3o-a-dist%C3%A2ncia/
Abraços
Luís Moreira
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