sexta-feira, 29 de julho de 2016

O que nos falta é a capacidade de traduzir uma proposta inovadora para as ferrramentas da web 2.0 nas práticas docentes.


 
Olá,

Em uma discussão com um amigo no curso para professores formadores conteudistas, um cara generoso no relacionamento virtual e também presencial afirmou, de forma reflexiva, que as ferramentas 2.0 possibilitam a construção de inteligências coletivas. 


E aqui quero agradecer e parabenizar à coordenação do curso e à nossa mediadora Lidiane pela qualidade da proposta do curso e a imaginação criadora para pensar situações de aprendizagem e nos fazer vivenciar e desenvolver competências e habilidades para saber pensar e saber utilizar ferramentas web 2.0.
O curso é maravilhoso, o aprendizado ainda melhor porque nos faz refletir sobre as tecnologias no contexto educativo, integrando teorias e práticas pedagógicas com as ferramentas web 2.0 .
E principalmente para mim, a exploração de novas aplicações na web 2.0 como o https://br.pinterest.com/luisfilho13/ e https://tagul.com dentro de uma proposta para a produção de conteúdos e orientações para tutores. 
Os desafios são imensos ainda para escolas e universidades, mas vejo que estamos caminhando, principalmente quando analiso propostas de formação de professores como essa que estamos realizando.

Como afirma tão bem Betinho (Herbert de Sousa) o que nos falta é a capacidade de traduzir proposta aquilo que ilumina nossa inteligência e mobiliza nossos corações: a construção de um novo mundo. E parafraseando Betinho, o que nos falta às universidades e escolas é traduzir uma proposta inovadora para as ferramentas da web 2.0 nas práticas docentes.
Abraços
Luís Moreira

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