Pensar
Web 2.0 e Redes sociais na educação ainda é um grande desafio, seja na
infraestrutura tecnológica, mas principalmente escolas e universidades
carecem de uma proposta pedagógica inovadora que ilumine as práticas
docentes.
https://caldeiraodeideias.wordpress.com/2012/11/02/sites-de-redes-sociais-na-educacao/
Pensar sobre o uso de Sites de Redes Sociais na educação ainda carece de grandes desafios.
Muito
interessante o vídeo sobre Redes Sociais do Professor João Mattar em<iframe width="460" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/6ZqoxzkjQlw?feature=player_detailpage" frameborder="0" allowfullscreen></iframe> e de certa forma vai ao
encontro do que comentei no fórum 04 – que que são as pessoas com suas
imaginações criadoras que poderão pensar ideias diferentes para fazer
coisas diferentes utilizando blogs (blogs cooperativos, blogs entre
alunos, blogs professor-aluno, blog da turma, blog da disciplina.
E
assim diferentes aplicações a depender da proposta pedagógica e da
imaginação criadora do professor; facebook na educação; twitter na
educação, youtube na educação.), ou seja, tudo depende da imaginação
para se pensar uma questão importante: a motivação do aluno para o
aprendizado.
E
essas ferramentas da Web 2.0 poderão poderão oportunizar o
encorajamento e a imaginação criadora de alunos e professores na
produção de conteúdos e compartilhar informações em rede.
E
reverberando-se no pensamento de Vera Meneses (texto Web 2.0) na EAD), o
aprendiz motivado quando encontra oportunidades mais desafiadoras,
acaba passando mais tempo envolvido com a experiência de aprender. E
novamente voltamos para a questão sobre “salivar o o conhecimento”.
E
falando de pessoas, as ferramentas da Web criam oportunidades para se
pensar e fazer coisas diferentes e o interessante do vídeo é ampliação
do conceito de redes sociais para além das plataformas e dos softwares
(facebook, linkedin, etc), que são as pessoas.
As
redes sociais são as interações entre pessoas e os resultados que
interações produz e envolve uma diversidade de ferramentas da Web 2,0
como blogs, wiki, youtube.
E todas essa plataformas que permitem interações humanas são redes sociais
E em uma compreensão ainda mais ampla, tudo que permite relações humanas e interações são redes sociais, sejam virtuais ou não.
E
rede social é qualquer plataforma virtual em que se pode ocorrer
interações, ligações entre as pessoas. E nesse sentido, a Web 2,0 como
conceito de acesso nasce principal de autoria e produção de conhecimento
colaborativo., ou seja, ferramentas que permitem a interação e a
aprendizagem colaborativa e e cooperativa em rede entre alunos e
professores.
Uma
importante definição sobre redes sociais está RECUERO, 2009, p. 103)
quando afirma que embora os sites de redes sociais atuem como suporte
para as interações que constituirão redes, eles não será por si, redes
sociais. Eles podem apresentá-las, auxiliar a percebê-las, mas é
importante salientá-las que são em si, apenas sistemas. São os atores
sociais, que utilizam essas redes, que constituem essas redes.
E
concordando com algumas ideias do texto sobre Web 2.0 na EAD do,
acredito por demais que as ferramentas da Web 2.0 são e devem ser
complementos das ferramentas dos ambientes de aprendizagem para o
processo de construção de conhecimento colaborativo ou expressão desses
conhecimentos em produção de hipermídia, hipertextos, vídeos, imagens.
Para
Graells (2007) a web 2.0 permite compartilhar, interagir e proporciona
ambientes para o desenvolvimento de redes de escolas e professores, onde
se faz reflexões sobre temas emergentes na educação, elaborando e
compartilhando recursos educacionais.
E
isso pressupõe antes de qualquer coisa, mudanças de concepção de
educação, teorias pedagógicas centradas no professor para teorias mais
ativas, participativas, colaborativas centradas nos alunos como como
Pedagogia 2.0 (McLOUGHLIN; LEE, 2011), e learning 2.0 (DOWNERS, 2005) e
Universidade 2.0 (BARNES; TYNAN, 2007).
E
também Professor 2.0 com competências e habilidades para integrar
antigas tecnologias (livros) com novas tecnologias para produzir e
utilizar com os seus podcast, vídeos no youtube como expressão do
aprendizado em construção de conhecimento colaborativo e processo de
interação social de aprendizagem.
Portanto,
se a web passa a ser entendida como plataforma, as redes sociais têm
como característica principal o envolvimento das pessoas em redes, suas
interações, relações na publicação de informações e conteúdos em
formatos diversos, onde usuários são autores e co-autores. E isso por
uma mudança de cultura, de mentes, de ideias e principalmente uma
proposta pedagógica 2.0.
Abraços
Luís Moreira
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