Olá,
Penso
que a falta de um projeto inovador para o uso das tecnologias na
educação seja o cerne do problema aprofundado por uma carência de melhor
infraestrutura tecnológica com banda larga.
No
entanto, ainda estamos em discussão sobre o que é ensino, metodologia,
concepção de educação, de sujeitos e tudo passa pela melhor formação do
professor(tutor) e compreensão da inserção das tecnologias na educação
que rompe o modelo de ensino instrucionista.
O
vídeo tecnologia x metodologia exemplifica um pouco do que estamos
discutindo aqui (preparação das escolas e universidades para a melhor
compreensão das ferramentas web 2.0 no processo de ensino) <iframe width="460" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/mKbEbKQZVQU?feature=player_detailpage" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
O
currículo por resolução de problemas e projetos interdisciplinares
talvez seja a melhor orientação para o uso das tecnologias nas três
dimensões: pesquisa, comunicação e autoria porque talvez o currículo
atual, fragmentado em disciplinas e hora-aula, dificulte uma melhor
integração educação e tecnologia.
Recentemente,
aqui não encontrei o link, o MEC pesquisou algumas faculdades federais
que se saíram muito bem no ENADE e descobriu coisas importantes para o
sucesso da aprendizagem dos alunos: uma boa proposta política
pedagógica; o currículo por resolução de problemas (os alunos são
incentivados a pesquisar questões emergentes em torno da universidade de
forma interdisciplinar e contextualizada); os professores atuam
mediadores no processo de ensino e aprendizagem lançando desafios,
criando situações de aprendizagem e atuando dentro da Zona de
Desenvolvimento Proximal (Vyotsky) porque o que interessa é aquilo em
que o aluno pode fazer com ajuda do professor e dos demais colegas
(Desenvolvimento Potencial) através da investigação, pesquisa e
aprendizagem cooperativa e colaborativa; a atuação importante da
coordenação pedagógica como gestora do currículo com olhares nos
processos de ensino e aprendizagem e feedback nos encontros de
planejamento.
E as tecnologias e ferramentas da web 2.0, como entram nesse currículo por resolução de problemas?
Entram
como suporte e estratégia de ensino na pesquisa, na comunicação entre
professor e alunos e alunos alunos e principalmente na autoria, produção
textual dos achados da pesquisa, da resolução de problemas em visão
sócio-interacionista.
http://olhosdosertao.blogspot.com.br/2014/08/a-zona-de-desenvolvimento-proximal-e.html
O
cerne da visão sócio-interacionista no processo de ensino e
aprendizagem é a qualidade da intervenção do professor mediador que
consiste em detectar se o sujeito está fazendo o que sabe, o que pode,
se está aquém de seu potencial e o quanto poderia avançar com a ajuda do
professor e de colegas.
Destacando
novamente uma frase de Vera Meneses do texto Web 2.0 - o aprendiz
motivado quando encontra oportunidades mais desafiadoras acaba passando
mais tempo envolvido com a experiência de aprender, produzir, interagir,
compartilhar que são questões importantes e fundamentais para o
ciberespaço (LEMOS, LEVY, 2010). (texto práticas pedagógicas com a web
2.0 no ensino fundamental www.upf.br › Capa › v. 20, n. 2 (2013) › Bassani)
E
por fim, as diferentes ferramentas da web 2.0 entram nesse processo,
resolução de problemas, ensino contextualizado, desafios propostos pelo
professor, como recursos tecnológicos capazes que possibilitam produção
de contéudos, compartilhamento de informações, além da comunicação em
rede (professor-aluno, alunos-alunos), o compartilhamento de informações
e relações sociais no ciberespaço.
Abraços.
Luís Moreira
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