sexta-feira, 29 de julho de 2016

As universidade e escolas estão preparadas para o uso das ferramentas web 2.0 e redes sociais?


Olá,


Penso que a falta de um projeto inovador para o uso das tecnologias na educação seja o cerne do problema aprofundado por uma carência de melhor infraestrutura tecnológica com banda larga.

No entanto, ainda estamos em discussão sobre o que é ensino, metodologia, concepção de educação, de sujeitos e tudo passa pela melhor formação do professor(tutor) e compreensão da inserção das tecnologias na educação que rompe o modelo de ensino instrucionista.  



O vídeo tecnologia x metodologia exemplifica um pouco do que estamos discutindo aqui (preparação das escolas e universidades para a melhor compreensão das ferramentas web 2.0 no processo de ensino)  <iframe width="460" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/mKbEbKQZVQU?feature=player_detailpage" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

O currículo por resolução de problemas e projetos interdisciplinares talvez seja a melhor orientação para o uso das tecnologias nas três dimensões: pesquisa, comunicação e autoria porque talvez o currículo atual, fragmentado em disciplinas e hora-aula, dificulte uma melhor integração educação e tecnologia.

Recentemente, aqui não encontrei o link, o MEC pesquisou algumas faculdades federais que se saíram muito bem no ENADE e descobriu coisas importantes para o sucesso da aprendizagem dos alunos: uma boa proposta política pedagógica; o currículo por resolução de problemas (os alunos são incentivados a pesquisar questões emergentes em torno da universidade de forma interdisciplinar e contextualizada); os professores atuam mediadores no processo de ensino e aprendizagem lançando desafios, criando situações de aprendizagem e atuando dentro da Zona de Desenvolvimento Proximal (Vyotsky) porque o que interessa é aquilo em que o aluno pode fazer com ajuda do professor e dos demais colegas (Desenvolvimento Potencial) através da investigação, pesquisa e aprendizagem cooperativa e colaborativa; a atuação importante da coordenação pedagógica como gestora do currículo com olhares nos processos de ensino e aprendizagem e feedback  nos encontros de planejamento.

E as tecnologias e ferramentas da web 2.0, como entram nesse currículo por resolução de problemas?

Entram como suporte e  estratégia de ensino na pesquisa, na comunicação entre professor e alunos e alunos alunos e principalmente na autoria, produção textual dos achados da pesquisa, da resolução de problemas em visão sócio-interacionista.






 http://olhosdosertao.blogspot.com.br/2014/08/a-zona-de-desenvolvimento-proximal-e.html

O cerne da visão sócio-interacionista no processo de ensino e aprendizagem é a qualidade da intervenção do professor mediador que consiste em detectar se o sujeito está fazendo o que sabe, o que pode, se está aquém de seu potencial e o quanto poderia avançar com a ajuda do professor e de colegas.
Destacando novamente uma frase de Vera Meneses do texto Web 2.0 - o aprendiz motivado quando encontra oportunidades mais desafiadoras acaba passando mais tempo envolvido com a experiência de aprender, produzir, interagir, compartilhar que são questões importantes e fundamentais para o ciberespaço (LEMOS, LEVY, 2010). (texto práticas pedagógicas com a web 2.0 no ensino fundamental www.upf.br › Capa › v. 20, n. 2 (2013) › Bassani)


E por fim, as diferentes ferramentas da web 2.0 entram nesse processo, resolução de problemas, ensino contextualizado, desafios propostos pelo professor, como recursos tecnológicos capazes que possibilitam produção de contéudos, compartilhamento de informações, além da comunicação em rede (professor-aluno, alunos-alunos), o compartilhamento de informações e relações sociais no ciberespaço.


Abraços.

Luís Moreira

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