terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Reflexões e lições a partir cinco dimensões analisadas no livro APROVA BRASIL - O Direito de Aprender.

O estudo Aprova Brasil, o direito de aprender nasceu com o objetivo de identificar aspectos relacionados à gestão, à organização e ao funcionamento de escolas que possam ter contribuído para a melhor aprendizagem dos alunos em 33 escolas participantes da Prova Brasil.

O estudo foi desenvolvido a partir dos resultados da Prova Brasil, um gigantesco esforço de avaliação conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação, que avaliou a aprendizagem das crianças da 4ª série e dos adolescentes da 8ª série em mais de 40 mil escolas públicas em todo o Brasil.

Cada uma dessas 33 escolas foi visitada e centenas de pessoas foram ouvidas, entre elas, diretores, professores, funcionários, pais e alunos.

As crianças que freqüentam essas escolas são filhas de famílias de baixa renda.

O estudo foi aplicado no ensino fundamental, mas apontam muitas reflexões e lições para que possam para as nossas escolas do ensino médio.

Eis algumas questões que fazem diferença nas escolas que sistematiza os pontos fortes das experiências analisadas em cinco dimensões:

1. Práticas pedagógicas (trabalho coletivo, em equipe, compartilhado, coordenado; projetos de ensino; inovações na organização da escola; ensino contextualizado; implementação de novas formas de acompanhamento e avaliação da aprendizagem dos alunos; realização de atividades externas com os alunos; e, incentivo à prática de jogos e esportes;

(veja que em nossas escolas não fazemos incentivo para as práticas de jogos e esportes - esses dados estão no livro Dez escolas, dois padrões de qualidade.

2. Importância do professor (formação e valorização);
3. Gestão democrática e participação da comunidade escolar (conselhos escolares atuantes e fortalecidos, que acompanham a vida da escola e do aluno, atuando no cuidado com a aprendizagem e no combate à evasão escolar); incentivo à participação das famílias, não apenas em reuniões periódicas, mas em decisões que afetam a vida dos alunos, como obras na escola, uso de uniforme e definição de normas de organização e disciplina; incentivo e fortalecimento
de possibilidades de engajamento de alunos em atividades socioculturais ou voltadas para a participação na gestão escolar;
formas diversas de decisão coletiva no que diz respeito às práticas pedagógicas da escola;
4. Participação dos alunos; e,
5. Parcerias externas.

O estudo aponta ainda quatro outras questões que contribuíram para o bom desempenho das escolas pesquisadas:
1. O clima da escola (ambiente escolar, relações entre as pessoas);
2. A organização e a disciplina como elementos que valorizam a escola;
3. A importância das bibliotecas, laboratórios de informática, ciências e quadras de esporte; e,
4. A importância do trabalho articulado com as secretarias municipais e estaduais e com as demais escolas da rede e do município.

SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

As práticas pedagógicas formam o conjunto central das atividades que propiciam a aprendizagem das crianças e dos adolescentes dentro da escola. A maior parcela de responsabilidade sobre o sucesso ou fracasso da escola na aprendizagem de seus alunos é atribuída a essas práticas.
Não existem receitas prontas para que boas práticas pedagógicas sejam desenvolvidas pelos educadores. Mas é correto dizer que as práticas não nascem do vazio, ou apenas do desejo ou das boas intenções de professores, coordenadores, gestores ou mesmo dos alunos e de suas famílias.

Elas são fruto da soma de condições objetivas e do compromisso de todas as pessoas participantes do cotidiano da escola com a qualidade do ensino que será oferecido a cada criança e adolescente. São parte das condições objetivas a formação inicial e continuada dos professores; a capacitação dos funcionários; o modelo e os procedimentos
da gestão escolar; a infra-estrutura e as condições materiais da escola; a definição clara dos objetivos a que a escola se propõe em relação à formação dos alunos; o grau de participação de diretores, professores, funcionários, alunos, pais e parceiros da escola; a possibilidade de trabalho coletivo; o acompanhamento e avaliação permanente
do trabalho desenvolvido; e a boa articulação com a rede e com seus organismos de gestão.

Para serem fortes e efetivas, as práticas demandam uma atitude atenta e cuidadosa no planejar, realizar e avaliar cada passo, com a participação de todos. Afinal, não são eternas ou imutáveis.

A Dimensão 2: A Importância do Professor

Em todas as escolas pesquisadas, foram identificadas boas práticas relacionadas ao professor.
Elas revelam o que está sendo feito para assegurar ao professor as condições necessárias para o êxito das crianças e dos adolescentes na aprendizagem, especialmente na área da formação e capacitação.
Mas evidenciam também que questões subjetivas, como dedicação, entusiasmo, compromisso, constituem um parte importante do fazer pedagógico.

O professor e a professora têm um papel central no processo educativo. Além de sua tarefa específica de coordenar as atividades cotidianas do aprender e da maior convivência e interação com o AAlunos, é para eles que são dirigidas as expectativas de aprendizagem, de reconhecimento, de afetividade, de superação e de vivências dos
alunos.

Todo projeto pedagógico depende das condições objetivas que a política pública oferece e da competência, compromisso profissional e consciência ética de todos os profissionais envolvidos.
No caso dos professores, esses fatores tornam-se mais cruciais, porque é ele ou ela quem estabelece os vínculos, orienta as ações e, junto Com as crianças e os adolescentes, determina o ritmo do processo de aprendizagem. Não será exagero dizer que o professor é a alma do processo educativo.

• Trabalho coletivo, em equipe, compartilhado, coordenado

Experiências de planejamento coletivo, de encontros e centros de estudo, de articulação, intercâmbio e troca de conhecimentos entre professores são recorrentes nas escolas analisadas.

A Dimensão 3: A Gestão Democrática e a Participação da Comunidade Escolar

Ao identificar boas práticas no campo da gestão democrática e da participação da comunidade escolar, observamos que as escolas analisadas apresentam processos muito diferenciados de participação, que, em maior ou menor grau, contribuem efetivamente para os resultados na aprendizagem das crianças.

• Projetos de ensino
Elaborados pela equipe da escola e implementados com participação ativa da direção e coordenação pedagógica, professores, funcionários e alunos, alguns desses projetos contam também com a participação de famílias e da comunidade.

• Inovações na organização da escola
Algumas escolas analisadas inovam na forma de funcionar ou na forma de organizar a sala de aula ou as disciplinas, como, por exemplo, o aumento do tempo escolar, disposição do mobiliário nas salas, integração entre disciplinas.

• Ensino contextualizado
A forma de ensinar considera a realidade do aluno e da comunidade, seja nas atividades desenvolvidas ou no material didático utilizado.
O livro didático é utilizado em todas as escolas, mas, em muitas delas, seu uso é determinado pelo projeto da própria escola – ordem dos temas, momento e tipo de utilização – e complementado com materiais criados pelos professores, muitas vezes com participação dos alunos.

• Implementação de novas formas de acompanhamento e avaliação da aprendizagem dos alunos
As escolas têm programas de recuperação paralela ao período letivo, com atenção individual e aulas de reforço para alunos com
dificuldades, sem esperar apenas os resultados das provas regulares ou o final dos semestres.

• Realização de atividades externas com os alunos
Crianças e adolescentes têm oportunidades de sair da escola para conhecer o município onde vivem, participar de eventos culturais, ir ao cinema, desenvolver atividades de educação ambiental, interagir com outras escolas em feiras e exposições e com a comunidade e até viajar para conhecer outros municípios
• Incentivo à prática de jogos e esportes
Jogo de xadrez ou de damas, prática de esportes coletivos, participação em torneios e campeonatos são organizados ou facilitados pela escola, muitas vezes em integração com a comunidade.

A Dimensão 4: A Participação dos Alunos

Nas escolas pesquisadas, são muitas e variadas as formas de participação do aluno. Essa participação contribui para uma maior valorização e respeito dos alunos dentro do ambiente escolar

Bem, esse é apenas um apanhado do livro, mas as reflexões são mais amplas e merecem estudos.



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