terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Escolas Inovadoras: quais as estratégias que fazem a diferença?

Paz e bem!

Estimado(a) Educador(a) e companheiro(a), 


Compartilho mais um livro - Escolas inovadoras - com experiências bem sucedidas em escolas públicas pesquisadas. A pesquisa deteve-se sobre 14 escolas localizadas em regiões de alta vulnerabilidade social em capitais brasileiras e as considerações dessa pesquisa podem e devem ser utilizados para o nosso trabalho nas escolas.


Este estudo tem como preocupação trazer a público experiências/ ações/projetos, implementados no âmbito das escolas estaduais das regiões metropolitanas de 14 capitais, que visam reverter diferentes situações reconhecidas como de violência escolar

A pesquisa apresenta um relatório detalhado das escolas pesquisadas e metodologia utilizada, revisão de literatura, conclusões e recomendações que focaliza  seguinte questionamento: quais as estratégias que fazem a diferença?

1. A importância do clima escolar.
2. O papel do diretor;
3. A valorização do aluno;
4. A valorização do professor;
5. A valorização da escola;
6. O exercício do diálogo permanente;
7. O trabalho coletivo;
8. A participação da família e da comunidade;
10.A ressignificação do espaço físico;
11. O incremento da sociabilidade;
12. A construção do sentido de pertencimento.

Considerações sobre as escolas pesquisadas e que apresentam deficiências em sua gestão:

As escolas têm, muitas vezes, objetivos e METAS pouco claros;
E principalmente, METAS E OBJETIVOS pouco assumidos por seus integrantes.
o tipo de participação dos diferentes atores da comunidade escolar é frágil e pouco definido.
As relações dos atores da escola são desequilibradas e ambíguas;
Rotatividade grande de professores, evasão escolar, abandono, transferência de alunos;

O estudo destaca ainda a importância de se atentar para:

1. Os cuidados com o entorno da escola e com o ambiente escolar;
2.a interação escola, família e comunidade;
3.a importância do estabelecimento de mecanismos de negociação de normas e regras dentro da escola;
4.a criação de processos de sensibilização voltados aos professores sobre as diversas formas
de violência;
5. A implementação de ações pontuais de segurança pública;
6. A valorização e organização de jovens;
7. A articulação entre as diferentes áreas governamentais (educação, justiça, cultura etc.) e a elaboração de materiais
didáticos escritos e áudio-visual;


Outras experiências exitosas das escolas inovadoras

1. As escolas lançam mão de alternativas de solução recorrentes, compartilhando o desafio de melhorar o ambiente escolar por meio de práticas criativas e inovadoras.
2. projetos bem estruturados e deflagradores de mudanças palpáveis na vida da escola até ações pontuais
3. AS escolas formas alternativas para enfrentar problemas

Escolas que realizam ações pontuais, mas importantes

Esporadicamente, ocorrem sob a forma de gincanas ou feiras, tendo, portanto, expressão pontual. Destaca-se, também, a realização de palestras, debates e discussões como meio de trabalhar o conteúdo das ações desenvolvidas.

As escolas que visam à integração das estratégias

Estas ações, ao contrário das escolas que realizam ações pontuais, apresentam algum tipo de consolidação. São atividades ligadas à cultura, ao esporte e ao lazer.
Nestas escolas, os projetos já não são exclusivamente de autoria de um único professor, mas articulados com outros professores ou com moradores do entorno.

PAPEL DO DIRETOR

No que se refere à gestão escolar, constata-se que existe uma presença mais atuante do diretor (ou da equipe de direção), traduzida no seu conhecimento acerca dos problemas da escola e no grau de interlocução com os alunos e professores.

o que caracteriza as escolas com ações integradas são as estratégias de superação da violência voltadas não exatamente para um determinado projeto ou ação, mas para a forma de gestão do estabelecimento, o relacionamento entre alunos, professores e demais funcionários e a abertura para a comunidade.

O que as identifica como escolas inovadoras é a capacidade de integrar estes diferentes projetos e ações em seu cotidiano.

ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

E interessante observar que o espaço escolar assume outras características, sendo não apenas um espaço de "aprendizagem", mas de lazer, cultura e esporte, aparecendo como um espaço compartilhado e aberto.

Destacam-se, ainda, os ganhos relativos ao resgate da "imagem" da escola junto aos alunos, professores, funcionários e à comunidade.

ESTRATÉGIAS QUE FAZEM DIFERENÇA

CLIMA ESCOLAR

a criação do "bom clima escolar" demonstrando o êxito das iniciativas voltadas ao combate à violência.
o papel dos diretores, dos professores e dos demais funcionários como peças-chave para a definição das relações estabelecidas no interior da escola
uma gestão mais aberta e igualitária, na qual se processa maior integração entre a direção, os docentes e outros funcionários, parece ser fator decisivo para um bom clima escolar

A GESTÃO INOVADORA: O PAPEL DO DIRETOR

Os diretores demonstram preocupação em criar condições de participação de toda a comunidade escolar no planejamento e nas decisões, a partir de ações que não se limitam a consultas e votações, mas que demandam um envolvimento reflexivo e propositivo.

A valorização do aluno, do professor e da escola

A inovação passa por legitimação dessa direção junto aos alunos e aos professores, por meio de estratégias de valorização destas que, sem dúvida, são suas figuras mais importantes.

A estratégia de "valorização" revela uma visão da escola que a considera para além de um lugar de aprendizagem, na medida em que exerce funções de cuidado e atenção para com o outro, fato que repercute positivamente.

Os projetos inovadores jogam um papel importante, contribuindo para a re-significação da imagem que os alunos possuem a respeito de si próprios;


O exercicio do diálogo

a gestão vem se configurando mais participativa, na medida em que a direção despese do caráter centralizador que historicamente lhe foi atribuído e consegue estabelecer relações de respeito e paridade com toda a comunidade escolar.

O trabalho coletivo

uma gestão participativa e descentralizada resultante do compromisso de todos pressupõe uma prática de discussão coletiva, que envolve desde a divisão de responsabilidades e a definição das funções de cada um até as decisões sobre encaminhamentos e
ações concretas.

A construção coletiva envolva a prática democrática e o exercício do diálogo, é importante haver uma liderança capaz de coordenar e dar curso às ações, mediando os conflitos e interesses que decorrem naturalmente desse tipo de processo.

A participação da família e da comunidade

Nas escolas aqui abordadas, entretanto, observou-se a existência de diversas estratégias voltadas à construção de
relações positivas e compartilhadas com as famílias e as comunidades.

A re-significação do espaço físico

Observou-se que elas procuram melhorar e ampliar suas instalações, adquirindo novos equipamentos e realizando obras de infra-estrutura.

O incremento da sociabilidade e a construção do sentido de pertencimento

A idéia de transformação dos espaços internos tem como objetivo a melhoria da qualidade de ensino, por meio da maior motivação dos alunos e dos professores. Ao serem criados ou ampliados os espaços de sociabilidade,
possibilita-se sua maior integração.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

De modo geral, as ações desenvolvidas pelas escolas inovadoras apontam que é possível a implantação concreta de uma política pública voltada tanto para a prevenção e o enfrentamento da violência quanto para a melhoria das condições de acesso e permanência na escola

Um dado importante, e que vem contrariar uma tendência observada em muitas escolas brasileiras, é o fato de a grande maioria delas construírem respostas à violência longe de artefatos de disciplina e segurança (circuito interno de TV, policiamento na entrada, revista de alunos por meio de detectores de metais). Ao contrário, observa-se um investimento incondicional
em práticas disciplinares guiadas por concepções educativas ampliadas e processos de trabalho pedagógico continuado, que buscam a co-responsabilidade de todos os envolvidos no cotidiano escolar, orientados por questões éticas
e morais.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

pode-se também observar que tais escolas investem bastante na produção de projetos político-pedagógicos elaborados coletivamente, cujo ponto de partida são os problemas reais de cada escola. Soma-se ainda que, do ponto de vista da gestão, essas escolas tendem a colocar o projeto político-pedagógico sempre à frente do fazer administrativo.

Tais projetos se caracterizam por conferir à educação um sentido muito mais amplo, incorporando ao campo pedagógico as complexas relações, crenças, valores, sociabilidades e motivações existentes no mundo social, indicando a possibilidade do estabelecimento de novas relações sociais e produção de saberes que não se processam necessariamente, no contexto das rígidas e convencionais grades curriculares

ESCOLAS INOVADORAS ORGANIZADAS

É interessante perceber que essas escolas se mostram bastante organizadas, existindo uma construção compartilhada de regras, normas, pactos de convivência e de cuidado com o bem público

PARCERIA ESCOLA E COMUNIDADE

Observou-se também que a consolidação de parcerias entre a escola e sua respectiva comunidade é um dos fatores mais eficazes para a diminuição do alto índice da violência verificada no ambiente escolar, parcerias essas viabilizadas através do fomento de projetos envolvendo tanto a comunidade escolar quanto a do seu entorno.

Prática comum nas escolas inovadoras é a inclusão de pais e pessoas da comunidade em visitas a museus e exposições juntamente com os alunos,

ESPAÇOS FÍSICOS

Elemento significativo e que também tem reflexos positivos na disposição do jovem em tratar o outro com respeito e dignidade é o investimento na melhoria do ambiente escolar, cuja conseqüência direta é a própria preservação do equipamento físico e social da escola.

DESTAQUE PARA AS ESCOLAS
É O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO Programa Abrindo Espaços: Educação e Cultura para a Paz,

Bem, espero que a leitura do livro possa ajudá-los nos desafios da escola.

Atenciosamente,
Luis Moreira
Superintendente Escolar
12ª CREDE
88 9 99508180
A Educação qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática.
Paulo Freire

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