Os avanços da educação, das ciências e das tecnologias só têm sentido e significado se forem em benefício de todos e não de uma minoria privilegiada. E por isso, essa equipe faz referências, nesse trabalho(avaliar na EAD,desafios e possibilidades), imagens do livro “O Berço da Desigualdade” porque entende que o grande desafio do Brasil é “colocar para dentro” e a EAD apresenta essa possibilidade e cria oportunidades.
quinta-feira, 29 de janeiro de 2015
domingo, 25 de janeiro de 2015
Avaliação orientada para o desenvolvimento do aluno a partir da mediação pedagógica.
Amigos(as) peço a permissão para escrever um texto mais prolixo e também para disponibilizar o
vídeo em análise, como também uma síntese do vídeo do autor Cipriano
Luckesi que é muito esclarecedor sobre as diferenças entre exames e
avaliações.Também colocarei outros elementos para melhor reflexão sobre o
aprendizado final desta disciplina.
Eu
já havia realizado uma leitura de livro Cipriano Luckesi - avaliação da
aprendizagem - nos anos 90, mas esse vídeo vai ao encontro da necessidade de
entender a avaliação como instrumento de promoção do desenvolvimento do aluno
em todas as dimensões e em momentos diferentes do percurso que ele faz durante
o processo de ensino e aprendizagem.
Luckesi e a diferença entre exame e avaliação.
Avaliação é uma especificidade da avaliação.
Avaliação funciona igual
para todos os objetos ou área da atuação humana (empresas, político, escolas, etc).
O objetivo do ato de
avaliar é conseguir diagnosticar uma experiência que tem um resultado mais
satisfatório.
A avaliação da
aprendizagem pretende diagnosticar a aprendizagem que está ocorrendo, os
instrumentos do ensino que estão contribuindo para esta aprendizagem (como as
estratégias de ensino para a aprendizagem)
Tomar decisões que auxiliem
esse processo na melhoria da aprendizagem na perspectiva de obtenção de
resultados mais satisfatórios;
O objetivo da avaliação
é propiciar decisões que produzam resultados mais satisfatórios.
Muito interessante a entrevista
de Luckesi que fala sobre as diferenças entre exame e avaliação. São excelentes as reflexões sobre as diferenças entre exame e avaliação.
Percebe-se pelas declarações de
Luckesi que as avaliações enquanto exames têm objetivos de classificar e
excluir e são pontuais porque consideram o que a aluno fez, avançou e seu nível
de desenvolvimento potencial, ou seja, o que ele poderá alcançar no futuro. O
fato é que vivemos em sociedade em que um dos objetivos é excluir.
A Zona de Desenvolvimento Proximal e a mediação pedagógica do professor
O cerne da visão
sócio-interacionista no processo de ensino e aprendizagem é a qualidade da
intervenção do professor mediador que consiste em detectar se a criança está
fazendo o que sabe, o que pode, se está aquém de seu potencial e o quanto
poderia avançar.
Nessa
perspectiva vygotskiana, acredita-se que a criança tem a capacidade de ir além
das estruturas e do nível de desenvolvimento estabelecidos por Piaget, se o
professor interferir, ajudar, em vez de deixá-la trabalhar sozinha e só ficar
acompanhando o que ela sabe.
quarta-feira, 14 de janeiro de 2015
As tecnologias na educação e o processo de mediação pedagógica no ensino de biologia
As tecnologias na educação e a importância da
atuação do professor no processo de ensino e aprendizagem no ensino de biologia.
Luís
Moreira de Oliveira Filho1
Muito
se tem debatido sobre as contribuições das tecnologias na educação nas diversas
áreas do conhecimento e aqui vamos discorrer sobre os desafios do ensino de
biologia em que as redes sociais tomaram o cérebro e a quase o tempo da
juventude. O tempo de hoje não é o mais o tempo da informação, mas das ideias e
da imaginação criadora que recriam coisas e transformam outras. E as
tecnologias da informação vieram para potencializar ainda mais a imaginação
criadora humana.
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