sexta-feira, 18 de março de 2016

Quem tem pressa come cru e corre o risco de ter um bichinho no intestino.





Esses quadrinhos sobre Ciscorde, sintomas, exames e tratamento são fruto de um trabalho acadêmico que provoca no aluno, futuro professor de Ciências Biológicas, reflexões sobre metodologias ensino que desenvolvam uma aprendizagem prazerosa e significativa. 

As orientações apontam que, de acordo com Sanguinetti (2015), disponível em http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/122204/000971294.pdf?sequence=1, 60% dos patógenos humanos são zoonóticos, 75% das enfermidades emergentes humanas são de origem animal e 80% dos patógenos que poderiam ser usados em bioterrorismo também são de origem animal. As zoonoses, doenças transmitidas entre animais e humanos, podem causar mortalidade, principalmente, em regiões onde o serviço de saúde pública é deficiente.


Para resolução dessa atividade acadêmico fomos orientados a elaborar uma história em quadrinhos utilizando os aplicativo Hagaquê , contendo entre 12 e 16 quadrinhos, seguindo as orientações da diretriz de correção disponível na secretaria virtual do curso. 

As histórias produzidas devem conter pelos menos 03 personagens diferentes que irão abordar para cada tema: definição, agente etiológico e sua classificação taxonômica, modo de transmissão, ciclo de vida, sinais e sintomas e medidas de controle. Atenção: não poderá haver repetição de temas por mais de uma equipe. 

A história em quadrinhos deve ser transformada em arquivo pdf e postada individualmente na plataforma e no blog de cada aluno, acompanhado de uma pequena descrição da atividade.

O tema de nosso trabalho foi Equipe 03 - Teníase e cisticercose e que resultou na produção abaixo. O trabalho foi realizado por Raimundo Rocha - roteirista e Luís Moreira produtor dos quadrinhos. 

A teníase ou solitária é uma infecção intestinal ocasionada principalmente por dois grandes parasitas hermafroditas da classe dos cestódeos da família Taenidae.
A teníase é causada pela forma adulta das tênias cujo nome científico é Taenina solium do porco e Taenia saginata do boi e muitas vezes o hospedeiro (ser humano) não sabe que tem em seu intestino delgado esse parasita.
a cisticercose ocorre devido presença da larva (chamada popularmente de canjiquinha) que pode estar presente em hospedeiros intermediários, onde os mais comuns são os suínos e os bovinos tendo o ser humano como hospedeiros.

 São, portanto, duas fases distintas de um mesmo verme, causando duas parasitoses no homem, o que não significa que uma mesma pessoa tenha que ter as duas formas ao mesmo tempo. A teníase provocada por Taenia solium é considerada não letal, todavia, sua etapa larvária pode provocar cisticercose mortal.
Referências
Teníase. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Ten%C3%ADase, acesso em 17.03.2016, às 22h22min
As Tenias e  a Teníase.  Disponível em http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/Teniase.php, acesso em 17.03.2016, às 22h32min

Nenhum comentário:

Postar um comentário